PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Jesus nos ensina que somente a verdade trás verdadeira liberdade, pois quem baseia sua vida na mentira, não está com boa intenção e acaba escravo de sua própria mentira. A Verdade é o próprio Jesus que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Quem anda com Jesus vive a verdade, ou seja, vive a liberdade da vida plena.
Laressa: Quem eram os dois homens citados em At 1, 10, que surgiram para falar com os Apóstolos assim que Jesus subiu ao céu?
Zenilda Vieira: O que aconteceu com São José depois da morte de Jesus?
Certamente José morreu bem antes de Jesus, pois não encontramos trechos que indicasse sua presença, como encontramos sobre Maria. O indício mais certo de que ele já havia morrido é o momento da cruz, onde Jesus entrega Maria a João, seu discípulo, para que ele cuidasse dela.
Maria do Carmo de Oliveira: Por que existe só um Papa? Por que o Papa fica só em Roma e não em outros países?
Existe só um Papa porque ele é o sucessor de Pedro. Jesus deu a Pedro a missão de coordenar a Igreja e aos seus sucessores. Foi a Pedro que Ele deu a missão e não a todos os apóstolos. Ele vive em Roma, mas visita pastoralmente a Igreja presente no mundo inteiro. A sede da Igreja é Roma, pois assim a Igreja escolheu.
Doraci: Explique, por favor, o texto em 2Cor 12, 7-10.
Paulo era uma pessoa muito humilde, ele reconhecia suas limitações e dizia que devemos nos orgulhar só em Jesus Cristo e nunca no nosso trabalho de evangelizadores. O espinho na carne que ele cita, pode ser uma doença que o limitava, ou um defeito que tinha. Ele nos ensina a nos gloriar em Cristo e não em nós que estamos sujeitos a falhas.
Regina: Vi na TV Record uma reportagem sobre o arrebatamento. Explique, por favor, está no livro do Apocalipse.
Existe em algumas igrejas cristãs a crença do arrebatamento, trata-se de um momento no qual Jesus resgataria os salvos para o reino dos céus a Nova Jerusalém, deixando na Terra os demais seres humanos que não o aceitaram como salvador. A exegese católica não crê em um arrebatamento nestes termos, mas acredita na Parusia, que é a segunda vinda de Jesus Cristo no final dos tempos e sua manifestação gloriosa ao mundo para julgar pessoalmente cada homem segundo sua fé e obras e a História humana. Os justos seriam salvos e gozariam a vida eterna, a criação será renovada e os maus condenados à eternidade sem Deus, que é o inferno. Sobre a reportagem eu não vi, portanto, não posso emitir parecer sobre isso.
Roberto: Fale sobre a Igreja Católica Maronita, que aparece na Canção Nova. O que tem a ver com a Igreja Católica Apostólica Romana?
Igreja Maronita é uma Igreja particular sui juris católica (As Igrejas particulares sui juris são todas as igrejas particulares autônomas que estão em comunhão completa com o Papa, o Sumo Pontífice da Igreja Católica), do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o Sumo Pontífice da Igreja Católica. Esta comunhão total foi reafirmada em 1182.
Agenor: O que é pecado grave e o que é pecado mortal?
Pecado grave ou mortal é a mesma coisa, tudo é pecado que nos afasta da comunhão com Deus, sendo necessária a confissão sacramental para se obter a absolvição e, novamente entrar em comunhão com Deus. Pecado mortal é um ato de desamor grave, uma ofensa que fazemos a Deus, a nós mesmo e/ou aos outros.
Não identificada: Por que nas famílias, entre irmãos, nem sempre existe afinidade se são filhos dos mesmos pais? Existe uma explicação na Bíblia para isso?
Não precisa ser explicado biblicamente, mas é perfeitamente normal a diferença que existe entre as pessoas. Ninguém é igual a ninguém e cada um tem experiências de vida diferente, mesmo vivendo na mesma casa e tendo a mesma educação dos pais. A pessoa é única e, mesmo que pareça com outra, nunca será igual a outra.
Lúcia Helena: Com relação à Eucaristia, gostaria de saber qual o tempo que se deve ter de jejum antes e depois da Santa Comunhão?
O jejum eucarístico consiste em abster-se de tomar qualquer alimento ou bebida, pelo menos uma hora antes da Sagrada Comunhão, exceto água e remédios. Os doentes e seus assistentes podem comungar mesmo que tenham tomado algo na hora imediatamente anterior, também os idosos estão dispensados deste jejum.
Noêmia: Dizem que Lúcifer era um anjo de muita confiança de Deus. Mas o orgulho o fez rebelde, se voltou contra Deus e houve no céu uma grande batalha. Esta origem dos anjos decaídos? Ou esta história não é verdadeira?
Lúcifer é uma palavra do Latim (lucem ferre) que quer dizer "portador de luz", representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta Vênus, mas também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins, como descrito no texto Bíblico do Livro de Ezequiel, no capítulo 28. Nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã que significa simplesmente adversário. Atualmente discute-se a probabilidade de Lúcifer ter sido um Rei Assírio da Babilônia. Não é uma história verdadeira, mas sim um mito bíblico.
Rosilda: O que é correto dizer: rezar o Rosário ou rezar o terço, já que terço é parte do rosário?
Quando for rezar o terço, você rezará a terça parte do Rosário, ou seja 50 Ave-Marias e 5 Pai-Nossos. O Rosário é formado por 200 Ave-Marias e 20 Pai-Nossos. O terço não é mais a terça parte do Rosário, o Papa João Paulo II instituiu mais um mistério no Rosário (Mistérios da Luz) – antes era formado pelos seguintes Mistérios: Dolorosos, Gloriosos e Gozozos.
Cláudia: Qual a origem da quarta feira de cinzas? Por que tem esse nome?
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Estela: Se eu me confessar e comungar apenas uma vez ao ano também é válido?
Não podemos ser econômicos no recebimento da Eucaristia, pois todas as vezes que participamos da missa em estado de graça devemos comungar. Claro que é válido receber pelo menos uma vez no ano, mas não se satisfaça com o mínimo, mas busque na eucaristia o sustento de sua fé.
Vânia: Por que o óleo é usado no batismo se Jesus foi batizado só com água?
O óleo é usado em quatro sacramentos: Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos. Esse material é usado desde a antiguidade para simbolizar a transmissão da força de Deus para a pessoa ungida. Usamos o óleo no batismo com esse significado, “que a força de Cristo penetre na sua vida como este óleo em seu peito”, diz a oração no batismo.
Coraci: Na época de Jesus não havia sobrenomes, mas Jesus chamava-se Jesus Cristo. Por que? Sabe-se também que seu nome foi escolhido por Deus. Têm outras pessoas na época que também tiveram seus nomes escolhidos por Deus?
Havia sobrenomes sim, mas era diferente do que usamos hoje, geralmente se usava o nome do filho sucedido com o nome do pai. Cristo não é sobrenome de Jesus, mas sim a sua missão. Cristo significa Messias, ou Salvador. É o mesmo que dizer Jesus Salvador. O nome dele foi escolhido pelo Pai, pois Jesus significa “Deus que veio nos salvar”, ou ainda “Javé salva”. Tem outras pessoas que tiveram seus nomes escolhidos e/ou transformados por Deus, por exemplo Abraão, seu nome era Abrão; Paulo, cujo nome era Saulo; Pedro, cujo nome era Simão. Isso significa missão que Deus confiou à pessoa.
Eleuza Pires: O que é Ágape?
Ágape é Amor incondicional, amor total. O uso Cristão de ágape vem diretamente dos Evangelhos Canônicos. Quando perguntado qual era o maior mandamento, Jesus disse: "Amai (ágape) ao senhor vosso Deus com todo vosso coração e com toda vossa alma e com toda vossa mente”. Este é o primeiro e maior de todos os mandamentos. E o segundo é: "Amai (ágape) vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os Profetas residem nestes dois mandamentos". (Mt 22, 37-41).
Carolina: Sou casada há 40 anos e meu esposo fica de cara feia quando nosso filho chega em casa, como nossos netos para almoçar nos finais de semana. Parece até que tem raiva, fica de cara fechada e às vezes até sai de casa. O que fazer?
Você precisa conversar seriamente com seu marido, pois não está certo ele receber as pessoas de cara feia, ainda mais receber o filho e os netos. Se ele tiver algum problema com o filho, deve ser levado a uma conversão e perdão. Dialogue com ele e veja o que está acontecendo.
Não identificada: Explique, por favor, Mt 25, 31-34 onde fala do Juízo final.
Jesus nos ensina que o julgamento será baseado nas nossas ações em relação ao próximo. Na medida em que prestamos solidariedade, alcançamos salvação; na medida em que nos fechamos no egoísmo, buscamos a condenação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.