![]() |
| PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Jéssika: Peguei minha mãe falando ao celular uma declaração de amor para um velho que conheceu no forró. Ela é viúva e eu fiquei muito assustada. Como devo agir?
As pessoas de idade também têm sentimentos que devem ser respeitados. Todos têm sentimentos que podem ser despertados em qualquer idade. Se sua mãe se enamorou por alguém que ela conheceu no forró da terceira idade, ótimo, é bom sinal, sinal de que está bem viva. Converse com ela e veja o que está acontecendo e acolha com muito respeito os sentimentos dela.
Gabriela: Como nós, mães, devemos agir com filhos adolescentes que querem ver o Big Brother? Devo desligar a TV e proibir?
Eu não aconselho desligar simplesmente a TV, mas é preciso conversar sobre programas como o Big Brother. Este tipo de programa não educa em nada, aliás faz um desserviço às famílias e sociedade. Mas eu aconselho a nunca proibir, mas conversar e analisar sobre o que está acontecendo ao nosso lado.
Maria Helena: Muitas passagens na Bíblia falam sobre os castigos de Deus. Nas homilias falam que Deus não castiga. Explique por favor!
No Antigo Testamento se tinha uma idéia diferente de Deus, era um Deus castigador (concepção do autor sagrado). Jesus veio estabelecer uma nova relação com Deus, que devemos confiar e chamá-lo de Papai querido, Deus amoroso, compassivo e misericordioso. O castigo é uma conseqüência de nossa vida irresponsável e inconseqüente. Deus não castiga, nós é que buscamos uma vida fora do plano de Deus, que quer nossa felicidade.
Eugênia: Fale sobre a escada de Jacó.
Está no livro de Gênesis, cap. 28, vers. 10 a 18. Jacó teve um sonho e nele viu uma enorme escada que ligava o céu e a terra. O que ela representa: “Escada Larga, majestosa e altíssima, feita da pedra mais pura e sublimada, cujos primeiros degraus tocam a terra, e cujo cimo está no alto dos céus. Esta é na verdade a escada da salvação, por onde descem para nós os anjos de Deus, e por onde devemos galgar para nos unirmos a Deus que nela se apóia. Esta é a escada da verdade. Ela representa a revelação que Deus nos fez pela Sagrada Escritura. Por ela baixam até nós as verdades luminosas que nos conduzem ao paraíso. Esta é a escada da verdade, e, portanto da Igreja, que une a terra ao céu. Por seus degraus descem os dogmas revelados por Deus e confirmados pelo Magistério infalível de São Pedro. Por ela sobem as verdades de fé, as doutrinas ensinadas pelos santos doutores e aprovadas pela tradição católica.”
Vera: A Polícia Federal colocou o nome da operação de 6º. Mandamento e, este mandamento é “Não pecar contra a castidade”. Seria algum mandamento específico da Polícia?
Para nós o sexto mandamento é: “Não cometer adultério, ou, não pecar contra a castidade”, numa versão protestante dos mandamentos eles colocam o sexto mandamento como “não matar”. É só esta a diferença, quem colocou o nome de sexto mandamento nesta operação da Polícia Federal certamente foi um protestante.
Rosângela: Tive um filho quando era solteira. Casei-me, mas meu filho ficou morando com minha mãe. Hoje ele tem doze anos e quer vir morar comigo, mas meu esposo não aceita. O que devo fazer?
É um defeito gravíssimo o que você fez deixar seu filho para se casar. O seu marido deveria ter aceitado desde o começo você com o seu filho. Não está certo abandonar o filho por um homem, não concordo com isso, daí vem a reação de agora, ele não aceitar que seu filho queira morar com você. Ele é seu filho. Converse muito com seu marido e tente convencê-lo, claro você agora não pode obrigá-lo, mas pode argumentar.
Lourdes Maria: Às vezes o senhor recomenda ler o rodapé da Bíblia para entendermos melhor o que a passagem diz, mas eu tenho pouca leitura, por isso que são muito importantes suas explicações.
Obrigado por considerar importantes minhas considerações, tento fazer o possível para explicar, mas quando indico a leitura é para a pessoa aprofundar mais na solução da dúvida que tem. Se você não tem muita leitura, como diz, não tem importância, peça ao Espírito Santo para iluminá-la e ajudá-la no discernimento.
Maria de Fátima: Estou com depressão há quatro meses. Não vou à missa, só vou à novena e no médico. Estou errada? Não sinto vontade de ir à missa.
Eu aconselho a continuar com o seu tratamento médico e leva a sério isso, pois depressão é uma doença que precisa se bem tratada. Essa falta de vontade não é sua, mas da doença. Procure se esforçar para não deixar que a doença seja mais forte que sua vontade. Vá, mesmo sem vontade e busque na Eucaristia a recuperação de sua saúde.
Ênio: Na oração do Pai Nosso, no final fala: “não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. Explique este “mas”, dá uma impressão de compensação.
Esta palavra “mas” é um conjunção, ou seja uma união de frases. O mas é uma conjunção adversativa, indica uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente, é o caso do uso na oração do Pai Nosso, na frase que você citou.
Marta: Casei-me no Encontro de casais, posso comungar?
Não existe casamento em Encontro de Casais, pelo menos nunca ouvi falar disso. Nos encontros de casais existe uma renovação dos compromissos do casamento, mas isso não é a celebração do matrimonio. Procure o padre de sua Igreja e veja com ele sobre isso.
Cleide Rocha: O que acha dos adesivos nos carros: “pertence a Jesus”, “Dirigido por Jesus” ou “Presente de Jesus”?
Eu particularmente não gosto muito desses adesivos, pois dá a impressão que Deus fica presenteando algumas pessoas com carros, etc... Não gosto dessa idéia de Deus doador de coisas, mas Ele é doador dos dons, que nos faz melhores.
Neide Félix: O dia dezenove de março é comemorado o dia de S. José, é dia de sua morte ou de seu nascimento?
Não se sabe o dia da morte de S. José. A Igreja estabeleceu uma data, aliás, duas datas (19 de março e 01 de maio)para celebrar este homem tão importante na vida de Jesus e da Igreja: José.
Vera: Nos livros de Levítico e Êxodo falam que não pode comer carne de porco e que não pode trabalhar no sábado. Isso é válido?
Não é válido para nós cristãos, pois não seguimos as orientações e normas do Antigo Testamento, mas sim do Novo Testamento. As Leis, como os mandamentos, devemos seguir e guardar, ou seja, viver, mas essas normas são apenas diretivas para um momento histórico, não são mandamentos a serem obedecidos perpetuamente.
Karla Andréia: Meu namorado é mais velho do que eu cerca de 25 anos. Essa diferença de idade pode atrapalhar meu namoro?
Eu tenho visto alguns casais que se dão muito bem, mesmo com uma diferença grande de idade, mas o casal deve conversar bem sobre isso, pois no futuro pode pesar muito a diferença grande como essa.
Maristela Lara: Explique-me a passagem que fala sobre o bom pastor e o mercenário, por favor.
Jesus ensina que o Bom Pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas, não tem interesse, a única finalidade é salvar seu povo. O mercenário explora, quer lucro, não é capaz de dar a vida, mas sim quer usufruir de algum benefício no trato com as ovelhas.
Não identificada: Segundo a lei a pessoa é livre para seguir a religião que quiser. Estou sendo obrigada a ficar em uma religião que eu não quero o que devo fazer?
Você mesma já respondeu, ninguém é obrigado, ou deve ser obrigado, a freqüentar uma determinada religião. A freqüência numa determinada igreja deve ser espontânea, onde a pessoa se sinta feliz. Não se deixe dominar assim, dê o grito de liberdade, não podemos admitir que nos tempos atuais ainda tenhamos cerceamento de liberdade, ainda mais religiosa.
Virgínia: Fale sobre a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. O que quer dizer transfiguração e por que isso aconteceu?
A transfiguração significa a antecipação da glória de Jesus Cristo na sua ressurreição. Ali vemos Jesus entre Moisés e Elias, significando que Jesus é a síntese, ou melhor, a realização de toda a Lei (Moisés) e a Profecia (Elias).
Wilma: O que Jesus quis dizer nesta passagem: “É necessário que eu vá primeiro para lhes preparar o lugar”!
Ele é o primogênito de todos na ressurreição. Ele é o primeiro, pois é o próprio Deus que veio até nós, para abrir as portas do céu para todos os que nele crerem. Ele disse que iria para a casa do Pai e nos prepararia um lugar, significando que por Ele nós entramos no céu, vamos até Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.