Por que há mais gente participando na sexta-feira santa e muito menos no sábado santo?
Acho que é bastante complexa a resposta que devemos ter sobre essa pergunta. Há certamente uma identificação do sofrimento do povo com o do Cristo, há proximidade e por isso o povo acorre mais intensamente nesse dia.
Há certamente uma sensibilidade maior sobre a comparação da morte de Cristo e a nossa morte. Também podemos dizer que é uma atitude de fé e de reconhecimento de que um Deus morreu para nos salvar. Há na verdade muitos elementos que se entrelaçam sobre este aspecto religioso da sexta-feira santa, e que necessita de um estudo mais cuidadoso.
O que aponto aqui é apenas uma constatação, mesmo sabendo que há muitos outros elementos em questão.
O sábado santo já não atrai gente como na sexta-feira santa. Aliás, a liturgia da Vigília Pascal e a celebração da Páscoa é uma das celebrações mais ricas de simbolismo e beleza litúrgica da Igreja.
O povo precisa ser ainda bastante educado para que perceba a grandeza desta celebração. É uma celebração mais longa, e talvez isto dificulte um pouco a melhor participação do povo.
Também o sábado santo necessitaria de um estudo mais apurado para se compreender a causa de menor número de pessoas nesta celebração. Que há uma alegria muito grande em quem nela participa, não há dúvida.
E não nos esqueçamos de que a ressurreição é o centro de nossa vida cristã. Se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria nossa fé.
Fonte: Santuário Nacional

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.