As multidões procuram os Santuários para manifestar sua fé e encontrar caminhos para realizar seu encontro com Deus
Fr. Edinísio Pereira, C.Ss.R.
Promotor Vocacional
“Integração entre os Santuários”: Este foi o grande apelo que marcou a primeira etapa de estudos interprovinciais redentoristas de 2011. Aconteceu entre os dias 21e 25 de fevereiro, no Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP), em Aparecida - SP. O estudo foi promovido pelo Secretariado Interprovincial de Espiritualidade Redentorista (SIER) e teve como tema a “Missão Evangelizadora Redentorista nos Santuários”. De fato, a Pastoral do Santuário é uma frente missionária das mais importantes de nossa atuação no Brasil e no mundo.
O tema foi refletido tendo como base o Documento de Aparecida (DA). Assessoraram os dias de estudo, Pe. Vítor Hugo, Pe. José Ulisses (redentoristas da Província de São Paulo) e Pe. Dirson Ferreira (da Província de Campo Grande). A busca de Santuário é fruto da expressão e manifestação da Religiosidade (Piedade) Popular. E o Documento de Aparecida apresenta o Santuário como o lugar onde “o peregrino vive a experiência de um mistério que o supera, não só da transcendência de Deus, mas também da Igreja, que transcende sua família e seu bairro”. Continua afirmando o Documento: “Nos Santuários, muitos peregrinos tomam decisões que marcam suas vidas. As paredes dos Santuários contêm muitas histórias de conversão, de perdão e dos dons recebidos que milhões poderiam contar”. Os peregrinos vão aos Santuários em busca da acolhida, dos sacramentos, da misericórdia e do perdão. Ficou claro ainda, que a dimensão do amor e da fé é o principal elemento sacramental oferecido pelas Pastorais dos Santuários. Na ocasião, foi também reconhecida como importantíssima a missão do Leigo na Igreja e sua atuação na Pastoral dos Santuários.
Na avaliação do encontro, o acento principal girou em torno da necessidade de uma integração maior entre os Santuários do Brasil como afirmou Pe. Jesus Flores que trabalha no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade - GO: “A grande mensagem é a necessidade de integração de todos aqueles que trabalham nos Santuários procurando um projeto comum para que a gente possa, cada vez mais e melhor, responder aos apelos de Deus e aos apelos do mundo no momento presente. Os Santuários exercem um papel muito importante. Daí, a necessidade de integração, de aprofundamento e de busca de novos caminhos do que estamos realizando”, disse o Pe. Jesus.
Outros redentoristas estarão reunidos em Aparecida, com os mesmos assuntos, entre os dias 21 a 25 de março.
Fonte: O Rapidinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.