Alguns já terminaram suas férias, outros estão para começar. Fevereiro ainda traz certo ar de folga. Pena que ainda tantas vezes olhemos para férias e repouso com uma pontinha de remorso, como se estivéssemos em falta com nossas obrigações. Ainda não acreditamos muito no pecado do ativismo, tanto que raramente dele nos acusamos.
É que andamos tão atarefados, tão cheios de compromissos agendados, que nos esquecemos do mais importante que é viver. Viver lúcida e conscientemente, sem nos deixar levar como autômatos. Viver tendo tempo para Deus, para os outros, para nós mesmos, viver vivendo, saboreando a vida, os encontros, o sabor do suor e do riso.
Por isso é indispensável por algum tempo interromper a rotina, parar, variar, improvisar. Sem fugir de nós mesmos, pois que o mais importante não é ir para longe, mas ir para dentro de nós, para olhar de frente nossos sonhos, nossas esperanças e, se for o caso, nossos medos. E, isso é importante, sem esquecer de reservar um bom tempo para o silêncio do qual fugimos tanto.
ORAÇÃO DA MANHÃ DE TODOS OS DIAS
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar.Amém.
(As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.)
1 DE FEVEREIRO
Santa Brígida de Kildare, virgem
Evangelho: (Mc 5,21-43) “Uma mulher... aproximou-se de Jesus por detrás, e tocou na sua roupa. Ela pensava: ‘Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada’.”
A lei dos judeus dizia que aquela doença tornava a mulher impura, e proibia que ela estivesse no meio das pessoas. Jesus não se deixa impressionar por essa idéia de impureza. Olha apenas para a fé daquela mulher, para sua confiança no poder e na bondade de Deus que se manifesta nele. Não olha para o julgamento que fazem de nós, nem para nossos pecados, nem nos pergunta se merecemos o que pedimos.
Oração
Senhor, aqui estou diante de vós, ciente de meus pecados, sabendo que não mereço que meus pedidos sejam atendidos. Confio apenas em vossa imensa bondade. Aceitai minha boa vontade e o desejo que tenho de vos amar e de ser vosso discípulo. Aumentai minha fé, de modo que toda a minha vida seja como quereis que seja. Mudai meu coração, purificai-o de seu orgulho e de suas maldades. Salvai-me, Senhor. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.