Pe. Luiz Carlos de Oliveira CSsR
“Brilhe vossa luz!”
Ser sal para sabor
O sermão da montanha, de modo especial as bem-aventuranças, é uma síntese do que é o cristão. Jesus diz que esta é a realidade do discípulo. A proclamação solene da nova lei, pelo novo Moisés, não é uma “ordem” mas o reconhecimento do que Deus faz em cada um. Ao dizer “vós sois o sal a terra... vós sois a luz do mundo” (Mt 5,1.14), está ensinando que as bem-aventuranças são o ser do cristão. É delas que tira o sabor e a luminosidade. Ele diz: “Vós sois sal para a terra”. É para ela que Ele existe. Não pertence à terra, mas será para ela. O sal é muito rico de simbolismo. Neste evangelho se deve excluir o simbolismo destruidor. Era costume os inimigos jogarem sal na cidade para deixá-la sem vida. Igualmente não tem o sentido que se tinha no Batismo indicando a sabedoria. Esta é uma tradição dos novos povos do começo da Idade Média. Jesus ensina que os discípulos, como sal da terra, são destinados a exercer uma função para as pessoas. Se ele se torna insípido, sem sabor, não serve para mais nada e é jogado fora. A “salubridade” do discípulo vem de sua união com Cristo que, com sua vida, deu sabor ao mundo. Há também uma referência ao aspecto cultual. Nos sacrifícios era necessário colocar um pouco de sal sobre as vítimas: “Salgarás toda oblação que ofereceres e não deixarás de por na tua oblação o sal da aliança de teu Deus; a toda oferenda juntarás uma oferenda de sal a teu Deus” (Lv 2,13). É aliança eterna de sal (Nm 18,19). Tem sentido de conservação da aliança.
Luz do mundo
O Verbo de Deus, Jesus, é Luz e Vida (João 8,12). Ele é a Luz. Dizendo que o cristão é luz do mundo, ensina que esta luz vem do interior da união a Cristo na prática das bem-aventuranças. Os cristãos são filhos da luz (1Ts 5,5). Paulo continua: “Agora que sois luz no Senhor, andai como filhos da luz” (Ef 5,8). A luz é colocada no alto para irradiar a fim de que todos vejam luz. Luz é o exemplo da vida nas boas obras. Essa luz é Vida, como Jesus era a luz dos homens (Jo 1,4). A luz das boas obras brilhará diante dos homens, como Jesus brilhou e iluminou. Assim o cristão continua essa luminosidade. Rezamos na pós-comunhão: “Que tenhamos a alegria de produzir muitos frutos para a salvação do mundo” A luz não é para si, nem pode ser escondida. Isaias proclama que, com as boas obras, a luz brilhará como a aurora. Ela é saúde e é garantia na oração. “Nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio dia” (Is 58.7-10).
Para que glorifiquem o Pai
Ser sal tem também o sentido cultual. Pedro diz que devemos “oferecer sacrifícios espirituais a Deus em Jesus Cristo” (1Pd 2,5), como diz Paulo (Rm 12,1). O sabor da vida que as boas obras dos cristãos oferecem têm finalidade de culto a Deus: “Para que, vendo vossas boas obras, glorifiquem o Pai” (Mt 5,16). Esta é a liturgia fundamental que culmina na celebração. Com sua vida, Jesus foi uma oferta agradável de aliança que culminou na oferta sacrifical da Cruz. Cristo tempera seu sacrifício com o sal do bem que fez. O discípulo assimila-se com o Mestre: é sacrifício “vivo, santo, agradável a Deus: Este é vosso culto espiritual” (Rm 12,1), em favor da terra. Os sacrifícios são as obras das bem-aventuranças para que “glorifiquem o Pai que está no céu”. Glorificar é entrar em comunhão. É a função redentora da vida dos cristãos. O primeiro testemunho é a fé manifestada nas boas obras.
Leituras: Isaias 58,7-10; Salmo 111; 1Coríntios 2,1-5; Mateus 5,13-16.
1. As bem-aventuranças são uma síntese do que é o cristão. Jesus mostra o ser do cristão: “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”. São sabor e luminosidade para o mundo. O sal tem muitos símbolos. Ele tem a função de dar sabor. Esta salubridade vem de sua união a Cristo nas boas obras. Refere-se também ao culto: Os sacrifícios levavam sal significando a perenidade da aliança.
2. Jesus é luz. Nós somos filhos da luz, porque unidos a Cristo na prática das bem-aventuranças. Luz é para irradiar pelo exemplo das boas obras. Isto é produzir frutos para a salvação do mundo. Para o fiel é uma garantia na oração
3. Ser sal tem o sentido cultual. O sabor de vida das boas obras é para que o mundo glorifique o Pai. É a liturgia fundamental que culmina na celebração. Jesus foi uma oferta agradável a Deus na oferta sacrifical da vida e da cruz. As boas obras são sacrifício espiritual para que os outros glorifiquem a Deus. É a função redentora dos fiéis.
Sal para pressão alta
Quando a gente tem pressão alta, logo tira o sal. Quando estamos em alta tensão com Jesus, aí quem manda é o sal. Vós sois o sal da terra, porque unidos a Ele, damos sabor ao mundo. Esse sabor são as boas obras que praticamos.
No Antigo Testamento, quando se oferecia (queimava) uma vítima em sacrifício, colocava-se sal para significar que a aliança com Deus era permanente. Para ser sal ao mundo, é preciso persistência.
Jesus fala também que a gente é luz. Se fizermos o bem, estaremos iluminando os outros. Não se põe a luz debaixo da cama. Ela é para iluminar. Cristão é luz forte em poste alto. Brilha através das boas obras.
Mostramos as boas obras para que as pessoas louvem a Deus, não a nós. Temos então o culto a Deus através dos sacrifícios espirituais. Não é dor, mas amor que se transforma em louvor.
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