5 DE FEVEREIRO – SANTAS DO DIA
COBIÇADA, TORTURADA E DEGOLADA
Santa Ágata (225-251) - Os açoites retalharam as espáduas da bela jovem Ágata, deixando-a numa poça de sangue. Seu crime foi este: Não queria renegar sua Fé.
As torturas não ficaram somente nos açoites. O procônsul romano na Sicília, devorado pelo despeito e ódio, mandou mutilar os dois seios, depois de queimados com carvões acesos. Chegou mesmo a entregá-la numa casa de prostituição.
Nada, porém, conseguiu abalar sua fé. O mais doloroso veio agora: Estendida sobre uma fogueira, sentiu o corpo desnudo abrasar-se cada vez mais, até perder o sentido e morrer.
É uma das santas mais populares na Itália e no mundo inteiro. É a protetora contra queimaduras, incêndios, febre e doenças do calor.
Santa Adelaide (960-1015) foi a primeira abadessa do mosteiro fundado pelos seus pais e introduziu nele a Regra dos monges beneditinos. Dirigiu outros mosteiros e morreu cercada de muita veneração.
Goza de grande popularidade em algumas regiões da Alemanha. Em Vilich, perto de Colônia, existe o “poço de Adelaide” cuja água é utilizada pelos devotos como remédio para as doenças dos olhos.
Muitos peregrinos afluem para lá a fim de venerar a Santa e recolher dessa água, tida como medicinal. Por isso mesmo é invocada nas enfermidades da vista. Seus despojos mortais não existem mais, apenas o sarcófago vazio.
Oração: Senhor, ensina-nos a ser: Exigentes com a lei, mas não intransigentes. Incomodados com a justiça, jamais acomodados com a injustiça. Artífices do bem, e jamais arteiros do mal. Amigos do pecador, mas inimigos do pecado. Defensores da vida, até com a própria morte.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.