Nº 0192 07/01/2011
0842. Evangelho de sexta-feira (07-01-2011) - 1ª leit 1Jo 5, 5-13; Sl 147; Lc 5, 12-16 - Aconteceu que
Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.
Recadinho: Jesus socorria os que, com fé, dele se aproximavam. Não precisamos sair realizando milagres! O milagre que Deus pede de nós é um amor verdadeiro para com nosso próximo! Que o espírito de caridade e
misericórdia estejam sempre em nosso coração! Assim, trilharemos caminhos de paz!
0843. Famílias: santuários que defendam a vida! - No dia 3 de janeiro/11, ocasião em que mais de um milhão de espanhóis estavam reunidos na Praça de Colombo, em Madri (Espanha), celebrando, pelo quarto ano consecutivo, a festa da Família, com o tema “A Família cristã, esperança para a Europa”, o Papa Bento XVI se dirigiu a eles, recordando-lhes que as famílias devem ser santuários de caridade e esperança, onde se defenda e acolha sempre a vida. Da Praça de São Pedro, em Roma, o Papa convidou-os a “serem fortes no amor e a contemplar com humildade o Mistério do Natal, que continua falando com coração e se converte em escola de vida familiar e fraterna". Frisou: "O olhar maternal da Virgem Maria, o amoroso amparo de São José e a doce presença do Menino Jesus são uma imagem nítida do que tem de ser cada uma das famílias cristãs, autênticos santuários de fidelidade, respeito e compreensão!” Por isso, "animo a todos a viverem com renovado entusiasmo a vocação cristã no seio do lar, como genuínos servidores do amor que acolhe, acompanha e defende a vida. Façam de suas casas um verdadeiro foco de virtudes e um espaço sereno e luminoso de confiança, no qual guiados pela graça de Deus, se possa sabiamente discernir o chamado do Senhor, que segue convidando ao seu seguimento".
0844. Brasil na Jornada Mundial da Juventude - Haverá uma Caravana Oficial do Brasil na Jornada da Juventude que se realizará em Madri, na Espanha, de 16 a 21 de agosto/2011. A caravana será composta de dois jovens de cada diocese. Os participantes estão sendo preparados, evitando assim o simples caráter de turismo da viagem. Os próprios jovens participantes foram convidados a se mobilizarem na arrecadação de recursos necessários para a participação. Na ocasião da jornada de Madri, será anunciado o Brasil como futura sede. A Jornada Mundial da Juventude é um evento internacional, organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o mundo e é celebrada de 3 em 3 anos. Neste ano, a Jornada Mundial da Juventude celebra o 25º aniversário de instituição, desejada pelo papa João Paulo II como encontro anual de jovens do mundo inteiro. Foi uma iniciativa profética que deu frutos abundantes, permitindo às novas gerações cristãs encontrar-se, pôr-se à escuta da Palavra de Deus, descobrir a beleza da Igreja e viver experiências fortes de fé que levaram muitos à decisão de doar-se totalmente a Cristo. O tema desta jornada é "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé". A previsão é de que dois milhões de jovens participem da jornada. Também o Papa Bento XVI estará presente.
0845. Neste ano será realizada a 5ª Semana Social Brasileira - Um Grupo de Trabalho da Comissão dos bispos para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), composta por onze membros, está preparando um projeto para a realização da 5ª Semana Social Brasileira. O projeto será comunicado na próxima Assembleia Geral da CNBB, a se realizar agora em maio/2011. A Semana terá dois enfoques fundamentais: Resgate das práticas positivas que a Igreja tem promovido dentro da sociedade, para a melhoria do povo brasileiro, principalmente dos mais pobres, como geração de renda, autonomia de trabalho, iniciativas de economia solidária, cooperativismo, promoção das mulheres, entre outros, resgatando as conquistas da CNBB em âmbito nacional em termos de políticas públicas, defesa de direitos e ética na política. O segundo enfoque da Semana será a discussão da temática da democracia participativa: como praticar a democracia.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.