PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Mariana: Gostaria que me explicasse a seguinte passagem: Mt 12, 43-45.
Jesus está se referindo à pessoa que se liberta do mal, mas não persevera no caminho do bem, assim ele está preparando a sua vida para piorar a situação antes vivida. Se nos livramos do mal pelo pode de Deus, devemos perseverar nos mandamentos e ensinamentos de Jesus Cristo, assim evitamos que o mal se estabeleça em nós.
Sebastiana Pereira: Sou divorciada há anos, posso comungar mesmo assim?
Sobre a possibilidade de comunhão para pessoas divorciadas é bom conversar com o padre de sua paróquia. Cada caso é um caso a ser analisado.
Dejanira Costa: Quando o catecismo rasga, pode ser jogado fora?
Qualquer coisa que estraga, perde seu valor. Um catecismo rasgado perde a sua função de orientar a pessoa. O objeto em si não tem valor, mas sim o conteúdo, se este se estraga para que servirá? Para nada, só para ser jogado fora.
Maria Lucinda: Uma mulher protestante me disse que a religião católica é do diabo, fiquei nervosa e respondi mal. Só que agora essa mulher faleceu. E eu fiquei com a consciência pesada, o que devo fazer?
Não precisa ficar com a consciência pesada por ter respondido mal, pois o que você fez foi defender a sua Igreja. Claro que precisamos ter calma nas respostas, mas às vezes as pessoas passam do limite permitido, chamar a Igreja Católica do diabo é desrespeitar a Jesus Cristo que a fundou, e Ele não é o diabo, mas sim Deus. Não se preocupe porque a pessoa morreu, você não deve nada.
Manoelina: Quando a pessoa fica idosa e não lembra que familiares faleceu, como filhos e irmãos... e fica chamando por eles. O que se deve fazer?
Eu vejo que é preciso respeitar muito as pessoas idosas, mesmo que estas estejam perdendo a razão. Não se preocupe, continue tratando bem e acolhendo essa pessoa idosa, com seus limites. Não se deve fazer nada, além disso.
Vilma: Sou casada há 20 anos. Meu esposo é alcoólatra, trata mal a mim e meus filhos. O que devo fazer, separar dele?
Eu penso que em primeiro lugar deve procurar um tratamento para seu marido. Alcoolismo é doença e precisa de tratamento. Não se resolve um problema se distanciando dele. A separação não resolverá o problema de seu marido. Procure conversar com ele e propor um tratamento. A separação só em último caso, quando se esgotarem todas as possibilidades de melhoria.
Maria Lúcia: Qual é a finalidade do sininho que se toca na hora da consagração do pão e do vinho na missa?
Hoje em dia o sino tem a função de solenizar o momento da consagração. Antigamente ele era usado com a função de despertar as pessoas que estavam na Igreja, já que o padre celebrava a missa de costas para o povo e em latim, muitos não entendiam o latim e ficavam rezando o terço enquanto se celebrava a missa, o sininho então chamava a atenção para o momento importante da missa.
Joana D’Arc: Hoje é dia dos avós, mas eu confesso que gostaria mesmo é de estar desfrutando minha velhice com mais tranqüilidade e não cuidando de neto, estou pecando?
Você não está pecando, pois essa é a verdadeira função dos avós, desfrutando da velhice com mais tranqüilidade. Eu não concordo que os avós tenham a obrigação de cuidar dos netos, essa é uma função dos pais, que infelizmente no mundo moderno, ambos devem trabalhar para conseguir dar vida digna aos filhos. Avós não deveriam ser ocupados com essa função.
Não identificada: Uma amiga disse que nossa Senhora se casou e teve filhos. Isso é verdade?
Essa sua amiga deve ser protestante, para falar isso. Que ela se casou é claro, está no evangelho: se casou com José, o carpinteiro, agora que teve mais filhos não se pode provar isso. Baseados no evangelho de São João, onde se lê que Jesus entregou Maria, sua Mãe para os cuidados de João, o evangelista, podemos tirar a conclusão que ela não teve mais filhos, pois senão iria, logicamente morar com algum deles.
Lucivânia: Gostaria que me explicasse a seguinte passagem: Mt 10, 16.
Nós somos enviados para evangelizar um mundo que não aceita muito bem a proposta do evangelho. Somos como que ovelhas no meio de lobos, que devoram as ovelhas e as maltratam. Jesus pede que neste mundo dilacerado por discórdias e contra valores, sejamos prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Celeste: Tem um cântico de Ana na Bíblia. Gostaria de saber se essa Ana é a mãe de Nossa Senhora?
Essa Ana, que está no livro de Samuel, que aliás era a mãe de Samuel não é a mãe de Maria. Essa Ana viveu muitos séculos antes de Maria.
Oliveira: Quero saber qual a local na Bíblia que fala da morte de S. Pedro.
A Bíblia não fala da morte de Pedro, mas a Tradição diz que ele Morreu crucificado no ano 67 d.C., com a idade de 75 anos. A tradição conta que ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de morrer como seu mestre.Sua morte foi ordenada por Nero.
Nilda Vieira: Quero saber se é válido assistir missa pela TV durante a semana e aos domingos ir à Igreja?
A missa para ser completamente válida deve ser participada integralmente e na Igreja. Assistir missa não é válido, mas ela é transmitida pela TV para as pessoas doentes e idosas que já não podem regularmente ir à Igreja. Vale ver a missa na TV pelo anúncio da Palavra de Deus, mas nela não temos a comunhão eucarística, que é fundamental na participação integral da missa.
Não identificada: Qual expressão é mais correta: Nossa Senhora ou Santa Maria?
Qualquer uma das expressões está correta, podemos chamar Maria de Santa ou de Nossa Senhora, tanto faz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.