Nº 0190 05/01/2011
0833. Evangelho de quarta-feira (05-01-2011) - 1ª leit 1Jo 4, 11-18; Sl 71; Mc 6, 45-52 - Depois de saciar os cinco mil homens, Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” Então, subiu com eles na barca e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.
Recadinho: Jesus parte com os discípulos. Sua tarefa continuava. Muitos outros precisavam de sua mensagem, de sua presença transformadora. O milagre de repartir o pão tinha que se repetir. Também nós, hoje, temos esta responsabilidade de repartir o “Pão da vida” e o “Pão da Palavra de Deus”.
0834. Nem tudo foi festa! - Em meio a muita festa, nem todos ficaram sabendo da explosão de um carro-bomba em frente a igreja de Alexandria que matou 21 cristãos no Ano-Novo, no Egito. Até uma imagem de Cristo ficou manchada com sangue de vítimas deste atentado. Um dia depois, forças de segurança prenderam sete suspeitos de ligação com o atentado suicida. O atentado teve como alvo a Igreja dos Santos, no bairro de Sidi Bishr, onde cerca de mil cristãos coptas comemoravam a passagem do Ano-Novo. Dezenas de pessoas ficaram feridas. A ação possuia as características da rede terrorista islâmica Al Qaeda. Foi um dos ataques mais sangrentos ocorridos no Egito nos últimos anos e o mais grave contra a comunidade cristã do país, que representa 10% da população. Dizem cronistas que, nas últimas semanas, organizações terroristas iraquianas vinculadas à Al Qaeda perpetraram vários ataques contra cristãos do país, em represália pelo suposto desaparecimento de duas mulheres egípcias que eram cristãs e tinham se convertido ao Islã.
0835. Iraque ficou sem a tradicional ‘Missa do Galo’ - Depois do atentado da catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e do contínuo assassinato de cristãos, em 2010 não houve a tradicional ‘Missa do Galo’ em Bagdá, Mossul e Kirkuk, cidades do Iraque. As catequeses também foram suspensas e não houve decoração natalina! As missas foram celebradas apenas de dia e as igrejas não tiveram decoração. Os cristãos celebraram as festas “em estado de tristeza e de luto”, ressaltou Dom Louis Sako, arcebispo dos caldeus de Kirkuk. O arcebispo comentou também que “há uma grande preocupação com o futuro dos jovens, pois há dois meses não podem ir à universidade. O mesmo estado de ânimo afeta as numerosas famílias refugiadas no norte, obrigadas a pensar no futuro sem basear-se em nada concreto. Do governo não se espera nada tranquilizador com relação à defesa dos cristãos: os líderes estão muito ocupados na formação de um novo governo. Continuam os sequestros e as ameaças aos cristãos”. Completou o arcebispo: “Para nós, iraquianos, a esperança e a alegria do Natal estão relacionadas com a dor e o martírio”.
0836. Extremistas hindus atacaram santuário Mariano na Índia - O fato se deu antes do Natal. Os ataques ocorreram no Santuário Mariano de N. Sra. da Saúde. Extremistas hindus destruíram imagens sagradas, desfigurando e decapitando, entre outras, as imagens representando a Mãe de Deus, São João e Maria Madalena. Os extremistas não vêem com bons olhos o trabalho dos cristãos. O bispo de Kurnool, Dom Anthony Poola, além de deplorar o incidente, exortou a comunidade cristã a manter a calma para evitar que se desencadeie uma espiral de violência. A Conferência Episcopal do país expressou sua "preocupação e dor pelos episódios de violência contra as estruturas, lugares e pessoas cristãs, que ainda são produzidos com freqüência na Índia".
APOIO: Sinos e Matusalém - sinos & relógios - consertos e equipamentos novos email: sino@sino.com.br Fax (34) 3313 1750; cel (34) 9917 1488 - Rua Ovídio Nogueira, 101 Cep: 38081-240 Uberaba MG
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.