5 DE JANEIRO – SANTOS DO DIA
UM BISPO CAI MORTO NO MEIO DA RUA
Aconteceu dia 5 de janeiro de 1860 nos Estados Unidos. Dom João Neumann amanheceu bem disposto. Na hora do almoço mostrou-se alegre e brincalhão. À tarde foi ao correio a fim de despachar uma encomenda para um padre. Foi seu último gesto de caridade.
Ao voltar para casa, cambaleou e caiu na rua, no chão gelado. Era inverno rigoroso. Seu Cristóvão, morador da casa vizinha e membro de outra religião, viu tudo e carregou-o para sua casa, auxiliado por pessoas caridosas.
O bispo ainda respirava. Chamaram depressa um padre, que administrou-lhe o santo Viático. Ali mesmo Dom João fechou os olhos para sempre. Tinha apenas 48 anos de idade. Mas deu tempo para construir 100 igrejas, fundar 80 escolas paroquiais e percorrer sua extensa diocese durante os oito anos de pastoreio.
VIVEU NO OCO DE UM VELHO CARVALHO
A vida deste santo do século XII, é tão complicada como o seu nome. Chamava-se Gerlach. Filho de ricos holandeses, foi bem educado, porém mal aprendido. Engajou-se na cavalaria da Idade Média, participou de muitas escaramuças, bateu e apanhou, casou-se e traiu. O casamento virou um tormento. Tudo parecia ir água abaixo.
Estava numa expedição, quando recebeu a notícia da morte repentina da esposa. Foi um choque e o começo da conversão. Peregrinou até Roma, confessou seus grandes crimes e pegou sete anos de pena e penitência. Passou esse tempo em Jerusalém, cuidando dos enfermos. Cumprida a penitência, voltou para sua terra e viveu como eremita. Sua choupana era o tronco oco de um velho carvalho no meio do mato.
VITIMA DE UMA DOENÇA DESCONHECIDA
Carlos Houben (1821-1893) quarto de onze filhos, naceu na Holanda. Após o serviço militar, entrou para os Passionistas. Trabalhou muito em favor do ecumenismo. Viveu quase a vida toda perto de Dublin, na Irlanda. Não foi grande pregador e missionário devido à dificuldade da língua inglesa, mas dedicou-se especialmente à direção das almas. Vivia com o crucifixo nas mãos.
Doze anos antes da morte, foi vítima de uma enfermidade esquisita:nevralgia nos dentes, hemicrânia e vertigens. Seus funerais foram uma apoteose. Deu o que fazer para guarda deter a multidão que queria aproximar-se mais e mais do caixão mortuário.
Um passionista carismático, pobre, apostólico, nao podia ficar no esquecimento. Foi canonizado em 2007.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.