PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Não identificada: Sou casada e tem 10 anos que não vivo bem com meu marido. Agora consegui me aposentar e estou pensando em me separar dele de vez. Rezo muito para o Espírito Santo me iluminar e numa noite desta eu sonhei com o Espírito Santo me dizendo para ter calma e que só vou me separar dele quando ele morrer. O que me aconselha?
Na minha opinião o casal deve sempre rever sua vida, através de diálogos e revisões de vida para alimentar o amor. Se vocês não vivem bem, mas se amam, eu não concordo em separar, mas se não existe amor entre vocês, não existe casamento.
João Lino: Por favor, explique-me a passagem de Mt 22, 11-13.
Este trecho fala que Deus convidou o seu povo (judeus) para a festa (reino), mas não aceitaram, aí ele convidou outros (os pagãos) que encheram a festa, ou seja aceitaram o convite para o reino, mas nem todos estão aptos (vestidos com a veste nupcial), ou seja, nem todos estão dispostos a praticar a justiça do reino. A veste nupcial significa a vida renovada pela conversão e enriquecida de boas obras, sem isso não há como participar do reino.
Maria Ozória: Por que no Antigo Testamento os israelitas atacavam as cidades e matavam as crianças?
Nas guerras se matam não só crianças, mas todos, infelizmente. Os israelitas, para conquistar a terra tiveram que guerrear contra os povos que lá existiam e mataram como também foram mortos muitos deles. É a lei da guerra, lamentável! Eles tinham uma visão de Deus muito estranha àquela ensinada por Jesus Cristo.
Laura: Qual a sua opinião sobre o engessamento da Igreja Católica na Arquidiocese de Goiânia? Tudo é proibido!
Eu não vejo engessamento na Igreja, mas vejo sim, que a nossa Igreja está se voltando muito para a Lei. Há uma tendência muito grande ao conservadorismo nos dias de hoje. Eu particularmente não gosto dessa tendência, mas procuro conviver bem com ela. Nem tudo é proibido, as leis existem para nos orientar, nos organizar e nunca para engessar, se estiver agindo assim a lei é inútil, não cumpre sua finalidade que é ajudar a pessoa a viver feliz e livre, dentro dos padrões estabelecidos.
Agostinho: Qual foi o lugar que Jesus viveu dos 12 aos 30 anos?
Segundo o evangelho ele viveu em Nazaré da Galiléia. Lá ele aprendeu a profissão de seu pai José e estudou nas escolas das sinagogas judaicas.
Vanderlei: Moro junto com uma pessoa há dois anos, gostaria de saber se eu posso comungar?
O sacramento do matrimonio deve ser valorizado pelos cristãos católicos e não só a comunhão eucarística. Reveja o valor que você não está dando ao matrimonio, pois ele é muito importante na vida de um casal. Se vocês podem contrair o matrimonio e não o faz estão desvalorizando um sacramento. Procurem legalizar a situação do casamento antes de viver a comunhão eucarística. Agora se for impossível de se casarem, por um motivo sério, procurem a orientação pessoal de um padre.
Rosimeire: Quais os procedimentos para uma pessoa fazer o tratamento contra alcoolismo na Igreja Sagrada Família?
Em primeiro lugar procurar a Paróquia Sagrada Família, lá eles poderão orientar melhor. Esta Paróquia fica na Vila Canaã, em frente a Faculdade Anhanguera.
Não identificada: Um padre me falou que uma missa vale por um milhão de terços. Isso é verdade? Então por que Maria mandou rezar o terço todos os dias?
A missa tem um valor imensurável. Eu não digo que ela vale por um milhão de terços, mas o que o padre disse é que a missa é mais valiosa do que qualquer oração, pois nela recebemos o próprio Jesus na Eucaristia. Quando se fala assim é uma força de expressão para dizer da grande importância da missa e sei que ele não falou para diminuir a importância da oração do terço, certamente toda oração é importante.
Laura: Por que os protestantes falam horrores de Nossa Senhora?
Por causa da ignorância. Só isso, ignorância. Falam absurdos que não sei de onde tiram. Creio que não sabem ler a Bíblia. Não dê importância aos que falam.
Não identificada: Tem pessoas que freqüentam igrejas evangélicas e vão batizar os filhos na Igreja Católica, isso é certo?
Claro que é errado. Se freqüentarem o protestantismo que batizem lá. O batismo é a porta de entrada da Igreja, ou seja, é o sacramento que nos dá a oportunidade de vivermos a nossa fé na comunidade Igreja e nele nos comprometemos em viver a fé católica, se a pessoa não vai viver a fé católica não tem sentido nenhum batizar os filhos na nossa Igreja.
Não identificada: É pecado o marido ou a esposa ver o outro nu?
Claro que não! A nudez não tem nada de pecado. Nós, com nossa malícia é que deturpamos a função do nosso corpo. Se marido e esposa praticam relações sexuais, logo, pode e devem ver o outro nu, isso não tem nada de pecado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.