Nº 0180 26/12/2010
0796. Evangelho de domingo (26-12-2010) - 1ª leit Eclo 3, 3-7.14-17; Sl 127, 1-5; Cl 3, 12-21; Mt 2, 13-15.19-23 - Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonhos e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11, 1). Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna ao país de Israel, porque morreram os que tentavam contra a vida do menino”. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para o país de Israel. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno (Is 11, 1).
Recadinho: Também a Sagrada Família tem que experimentar o drama do exílio e da imigração. Jesus, já em pouca idade, é incômodo aos poderosos! José, deixando de lado interesses pessoais, assume sua tarefa de protetor do Menino Jesus. Exemplos não nos faltam. Coloquemos os planos de Deus acima de tudo. Jesus, José e Maria nos indicam o melhor caminho para revitalizar nossas famílias. (Veja no site PPS e E-book do Evangelho de hoje: www.aparecidadasaguas.com)
0797. Deus nos surpreende! - Este é o cerne da mensagem que o Papa Bento XVI dirigiu ao Reino Unido através da rede inglesa de rádio BBC, às 7h45 da véspera do Natal, 24. “Quero que saibam que os terei muito em minhas orações durante este tempo de Natal. Rezo por suas famílias, por seus filhos, por quem está enfermo e por todos os que estão passando qualquer tipo de dificuldade neste tempo”, disse o Papa. Bento XVI convidou os ouvintes a dirigirem seu pensamento “a esse momento da história em que o povo eleito por Deus, os filhos de Israel, viviam em intensa expectativa”, esperando “o Messias que Deus prometeu enviar, e o imaginaram como um grande líder que os resgataria da dominação estrangeira e restauraria sua liberdade”. Mas não era esta libertação que Cristo vinha trazer, explicou o Papa. “Deus é sempre fiel a suas promessas, mas frequentemente nos surpreende na forma como as cumpre! O menino que nasceu em Belém ia trazer a libertação, mas não só para o povo desse momento e lugar! Ia ser o Salvador de todos os povos, em todo o mundo e em toda a História”. Frisou o Papa: “Não era uma libertação política, alcançada através de meios militares. Era o contrário: Cristo destruiu a morte para sempre e restaurou a vida utilizando como meio a vergonhosa morte na Cruz”. “Por amor a nós, tomou sobre si nossa condição humana, nossa fragilidade, nossa vulnerabilidade, e nos abriu o caminho que conduz à plenitude da vida, a participar na própria vida de Deus”, disse o Papa. Ainda convidou os ouvintes a dar graças a Deus “por sua bondade conosco! Proclamemos alegremente, aos que nos cercam, a boa notícia de que Deus nos oferece libertar-nos de tudo que nos oprime! Ele nos dá a esperança, nos dá a vida!”
0798. Iniciativa inédita a do Papa - As palavras do Papa Bento XVI foram ao ar no programa “Thought for the Day” ("Pensamento do Dia"), através das ondas da Rádio 4 da emissora pública britânica BBC. Trata-se de um programa diário muito ouvido, de três minutos (N.R.: o tempo que se gasta para ler nosso ‘Vivências’.), que é emitido a cada manhã e confiado a personalidades e líderes espirituais que fazem uma reflexão. Esta é a primeira vez que Bento XVI participa de um espaço deste tipo, destinado a um público de rádio. O "Pensamento do Dia" é transmitido pela BBC desde 1970. Gwyneth Williams, diretora do canal Rádio, disse ter-se emocionado “pelo fato de o Papa Bento compartilhar sua mensagem de Natal com o nosso público". Foi a primeira mensagem radiofônica escrita pessoalmente pelo Papa.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.