Nº 0179 25/12/2010
0792. Evangelho de sábado (25-12-2010) - 3 esquemas: 1ª Missa: Is 9, 1-6; Sl 95 1-3. 11-13; Tt 2, 11-14;Lc 2, 1-14; 2ª Missa: Is 62, 11-12; Sl 96, 1 e 6. 11-12; Tt 3, 4-7; Lc 2, 15-20; 3ª Missa: Is 52, 7-10; Sl 97,1. 2-3-6; Hb 1, 1-6; Jo 1, 1-18 - Por aqueles dias, saiu um decreto do imperador César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirínio governador da Síria. E todos iam recensear-se, cada qual em sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galiléia, subiu até a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de Davi, a fim de recensear-se, com Maria, sua mulher, que estava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias em que ela deveria dar à luz. Assim teve o seu filho primogênito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Na mesma região, encontravam-se alguns pastores que pernoitavam nos campos, guardando seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles. Tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: - Não tenham medo. Eu lhes anuncio uma grande alegria, a vocês e a todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu um salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal para que possam identificá-lo: Vocês encontrarão um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados!”
Recadinho: Toda a vida de Jesus não poderia ter outra finalidade senão a maior glória de Deus. Mas a vinda do Messias haveria de trazer também grandes benefícios aos seres humanos. E nos daria o maior de todos os dons: o dom da paz! Leve paz e será sempre Natal em seu coração!
0793. S. Luís do Paraitinga (SP): um Natal diferente! - No domingo, 19 de dezembro/10, depois de um ano da tragédia (as enchentes de janeiro passado) que destruiu grande parte da cidade, S. Luís comemorou o título de patrimônio cultural brasileiro, que recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A área declarada patrimônio abrange o centro histórico e o visual das montanhas da Serra do Mar (mais de 6,5 milhões de metros quadrados). Na comemoração de domingo, houve bandas com as tradicionais marchinhas, apresentações de moçambique e congada, bonecos gigantes alegrando turistas e moradores e manifestações religiosas da tradicional Festa do Divino. O mercado municipal, um dos símbolos da cidade, que ficou totalmente submerso, foi o primeiro patrimônio restaurado. Aos poucos, a cidade vai ressurgindo.
0794. A árvore de Natal do Vaticano - “A árvore de Natal intensamente iluminada é significativo símbolo da luz que Cristo, com o seu nascimento, trouxe à humanidade. Ter fé n’Ele significa acolher em si próprio a luz que é Cristo Jesus. A árvore de Natal enriquece o valor simbólico do presépio, que é uma mensagem de fraternidade e de amizade; um convite à unidade e à paz; um convite a dar lugar, na nossa vida e na sociedade, a Deus, o qual nos oferece o seu amor onipotente através da frágil figura de um Menino, porque quer que ao seu amor nós respondamos com o nosso amor. O presépio e a árvore de Natal transmitem uma mensagem de esperança e de amor, e ajudam a criar o clima propício para viver, na justa dimensão espiritual e religiosa, o mistério do Nascimento do Redentor”. Papa Bento XVI (no dia 18 de dezembro/10, na iluminação da árvore de Natal na Praça de S. Pedro, Vaticano).
0795. Valorizar a vida! - O Natal marca a nossa vida com sinais de alegria e esperança, ao mesmo tempo em que anuncia que a Luz do Mundo chegou trazendo a Paz. Ele, que é o Filho Amado de Deus, nasceu de uma mulher! A vida que Jesus vai recordar, que Ele veio para que todos a tenham e a tenham em abundância, é um dos valores mais importantes da nossa civilização. Nós somos favoráveis à vida em todas as dimensões, passando pelo desenvolvimento, educação, saúde, habitação, lazer. Não se pode defender uma parte da vida negando a outra, por isso, a importância de valorizá-la desde a concepção”. A discussão que houve no país há pouco tempo demonstrou a sensibilidade do povo brasileiro em valorizar a vida. Agora, durante este tempo de Natal, é importante que valorizemos ainda mais esse grande e belo dom que recebemos de Deus!” Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.