27 DE DEZEMBRO – DISCÍPULO AMADO DE JESUS
O SERMÃO DO PADRE JOÃO
São João Evangelista, celebrado hoje, chegou aos cem anos. Enquanto as forças permitiam, pregava e catequizava. Certo domingo começou e terminou a homilia da seguinte maneira:
- Filhinhos, amai-vos uns aos outros. Amém!
E continuou a santa missa. O povo estranhou a brevidade do sermão: “Pode ser que o santo velhinho não está se sentindo bem”.
No domingo seguinte, ele fez o mesmo sermão:
- Filhinhos, amai-vos uns aos outros. Assim seja.
Os fiéis se entreolharam: Ele repetiu o sermão do domingo passado. Também, nessa idade, a memória começa a falhar mesmo.
No terceiro domingo, embora com a mesma vivacidade de um jovem, ele se aproximou do povo apoiado em seu bastão e disse:
- Filhinhos, amai-vos uns aos outros. Assim seja.
Não é possível. No fim da missa foram conversar com ele:
- Padre João, por que o senhor fez o mesmo sermão três domingos em seguida?
- Filhinhos, respondeu sorrindo, porque este é o mandamento do Senhor. Cumprido este mandamento, está cumprida toda a lei.
Traços da sua vida
João era filho de Zebedeu e Salomé, irmão de Tiago Maior e um dos doze apóstolos. João “discípulo amado de Jesus”, conforme expressão usada em diversas passagens do seu Evangelho, soube corresponder generosamente a essa predileção. Tanto assim que acompanhou seu Amigo até a cruz.
Por isso Jesus confiou-lhe sua Mãe na hora da morte. Segundo uma tradição, João levou N. Senhora para Éfeso, onde passou a residir com ela. Missionário ardoroso, foi chamado por São Paulo “coluna da Igreja”.
Embora vítima da perseguição romana, sobreviveu a todas as tentativas de morte. Deram-lhe vinho envenenado, mas foi salvo por uma providência divina. Em outra ocasião foi atirado dentro de uma caldeira de óleo fervendo. Mas o óleo se transformou num banho refrescante. Por fim foi exilado para a ilha de Patmos.
Após a morte do imperador Domiciano, seu ferrenho perseguidor, voltou para Éfeso, onde morreu com mais de cem anos. É considerado o autor do quarto Evangelho, de três Cartas e do Apocalipse.
Oração
Feliz és tu, João que, na Ultima Ceia ficaste bem junto de Jesus, e ouviste o bater do seu Coração Divino. Faze que o nosso coração também bata no mesmo compasso, irradiando amor por toda a parte.
Outros santos: - Fabíola - Teófanes
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.