25 DE DEZEMBRO - NATAL... SEMPRE NATAL
APRESENTEMO-NOS A S. JOSÉ
Encontrando-nos diante do Presépio, não podemos deixar de lançar um olhar de saudação ao provedor do ambiente, S. José! Ele recebeu sua missão através de um anjo (confira em Mt 1, 18-24).
O papa Bento XVI convida-nos a venerar o pai adotivo de Jesus "porque nele se pode vislumbrar o homem novo, que olha para o futuro com confiança e coragem, não segue o seu próprio projeto, mas se entrega totalmente à infinita misericórdia d'Aquele que torna realidade as profecias e abre o tempo da salvação".
S. José é “um homem justo, fiel à lei de Deus, disponível para fazer a sua vontade e por isso entra no mistério da Encarnação".
NATAL SEM JESUS NÃO É POSSIVEL
Certa vez, numa classe de catecismo, uma criança pediu licença à catequista para celebrar o aniversário de sua mãe na sala da catequese. A professora consentiu e ela convidou seus coleguinhas de classe. Cada um devia trazer uma coisa: salgadinhos, refrigerante, doces etc.
No dia marcado, a catequista foi lá, para cumprimentar a mãe da sua aluna. Mas, para sua surpresa, ao entrar na sala, viu que as crianças estavam felizes, na maior festa, com música e tudo, comendo e bebendo, mas a mãe não estava! Então a catequista perguntou para a menina:
- “E sua mãe, não veio?”
Ela respondeu simplesmente:
“Não veio!”
Mas as crianças não estavam nem aí com a ausência da aniversariante; o que elas queriam mesmo era a festa. Isso que aconteceu nesta classe de catecismo, por estranho que pareça, acontece em milhares de famílias na noite do Natal: festejam e se divertem, mas sem nem se lembrar do aniversariante! Para que isso não aconteça, existe o tempo do advento.
Maria se preparou durante nove meses para o nascimento de Jesus. Que ela nos ajude, agora, a nos preparar também, afim de celebrar o seu aniversário.
NATAL SEM JESUS É UM CONTRASENSO:
Conta-se que num dia de Natal, Jesus passou disfarçado pelas ruas de uma cidade. Viu as ruas enfeitadas com símbolos natalinos, vitrines recheadas de presentes e o papai Noel em cada porta e em cada esquina. Mas não viu presépio com o Menino Jesus no meio de tanto aparato. Então ele se perguntou, tristemente:
- Afinal, este povo está celebrando o aniversário de quem?...
Assim aconteceu no nascimento de Jesus. “Ele veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1,11).Alguns poucos acorreram pressurosos para o visitar, entre os quais, os humildes pastores. A esses é que devemos imitar. Vamos com os pastores a Belém para “encontrar Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura”. E voltaremos alegres, contando a todos o que vimos, prontos para divulgar por toda parte a grande notícia da salvação que Jesus trouxe (Lc 2,15 ss).
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.