Nº 0147 23/11/2010
0648. Evangelho de terça-feira (23-11-2010) - 1ª leit Ap 14, 14-19; Sl 95; Lc 21, 5-11 - Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.
Recadinho: Jesus não prometeu dar algum sinal para nos livrar dos acontecimentos que virão! Mas nos adverte: estejamos atentos! Deu-nos o sinal de alerta e basta. Comparou com o Templo: belo, imponente, mas pode ser destruído de um momento para outro. Nada, porém, de pessimismo! Com serenidade e prudência, atravessamos os campos minados da vida, confiantes na graça de Deus.
0649. Leigos audazes e entusiasmados! - No domingo, 21, a Igreja no Brasil celebrou o “Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas”. Estabelecida em 1991, a data ocorre sempre no último domingo do Ano Litúrgico, festa de Cristo Rei do Universo. Em 2007, na abertura da V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, em Aparecida (SP), o papa Bento XVI convocou os cristãos leigos a assumirem a sua missão com “audácia e entusiasmo”, sentindo-se “co-responsáveis na construção da sociedade segundo os critérios do Evangelho, em comunhão com os seus pastores”. Bento XVI deu ainda um recado para a Igreja: “Que promova um laicato amadurecido, responsável com a missão de anunciar e fazer visível o Reino do Senhor”.
“O Dia Nacional do Cristão Leigo nos leva a refletir e aprofundar nossa identidade, vocação e missão; a celebrar nossa vida como membros do Corpo Eclesial e a homenagear a tantos que assumem o laicato”, destacou Laudelino Augusto, presidente do Conselho Nacional dos Leigos.
Na ocasião, ressaltou dom Antônio Celso de Queirós que “a Igreja caminha, cada dia mais, para a consolidação do leigo como parte principal da sua estrutura”. E completou: “Sem os leigos, temos uma Igreja manca, uma Igreja que é capaz de falar, de propor o Evangelho, os valores humanos, sobretudo na sociedade, mas não tem braços para realizar. Sem o leigo não há Igreja!”
0650. Campanha para a Evangelização - Teve início domingo, 21, em todas as dioceses do Brasil, com o tema: “Encarnação e nova criação” e o lema: “Em Cristo somos novas criaturas”. Criada em 1997, a Campanha tem como objetivo arrecadar fundos para a sustentação do trabalho de evangelização da Igreja no Brasil. Realizada durante o advento, termina no dia 12 de dezembro, quando é feita uma coleta de ofertas visando a manutenção da CNBB, seus trabalhos e o financiamento de projetos evangelizadores no Brasil. Doações podem ser feitas, até o dia 12, também por telefone, ofertando 5, 10 ou 15 reais, discando respectivamente, 0500-2512-005; 0500-2512-010 ou 0500-2512-015.
0651. Missionárias para México e Benin - O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que tem como carisma, “conhecer, amar, adorar e tornar conhecido e amado o Coração de Jesus”, atuando na Educação, Saúde, Serviços Sociais, Paroquiais e Atividades Missionárias, nos cinco Continentes, enviaram neste mês duas religiosas, para o México (Irmã Marivalda Tercília Xavier dos Santos, natural de Mirandópolis (SP) e Ir. Inês Aparecida Colpani (natural de Mococa (SP) para o Benin, na África. Fundado em Forli, na Itália, o Instituto possui hoje 1.500 religiosas.
0652. “Revista Devotos Mirins” - novembro/10 - Com tiragem de 107.000 exemplares, é também uma revista da Campanha dos Devotos, do Santuário Nacional, voltada, esta, para o público infantil. Vem com um encarte de uma página, carta do Arcebispo. Trata de: final do ano escolar, inclusive com quadrinhos apropriados, de bichinhos de estimação, “Dia da Consciência Negra”, “Dia do Músico”, mural mirim, passatempo, desenhos de leitores, fechando com fotografias de crianças.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.