Nº 0146 22/11/2010
0643. Evangelho de segunda-feira (22-11-2010) - 1ª leit Ap 14, 1-3.4b-5; Sl 23; Lc 21, 1-4 - Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.
Recadinho: Que valor você dá aos bens materiais? E sua oferta como é? Nas estradas da vida há cenas que nos chocam, devido ao tamanho do sofrimento humano. Ter, gastar, sem partilhar, é triste! É preciso saber partilhar os bens e o que temos no coração, com os que encontramos pelas esquinas da vida. Deus não se preocupa com a quantidade de nossa doação, mas com o amor que vai nela.
0644. Assassinato durante Missa na Colômbia - No último dia 17 de novembro/10, John Jairo Valencia Osório foi assassinado por desconhecidos, com vários disparos, quando participava de uma Missa na paróquia Santa Luzia, no bairro do mesmo nome, em Medelín, na Colômbia. “Rezemos pela paz e reconciliação, pelo eterno descanso do falecido”, pede um comunicado da Arquidiocese de Medelín. O motivo do assassinato ainda é desconhecido.
0645. Ação e oração pela criança! - A Pastoral da Criança, em parceria com a Rede Global de Religiões pelas Crianças, celebrou no sábado, 20, em quatro capitais brasileiras: Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Belém, o “Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança”. O tema no Brasil este ano foi “Reduzir a violência, a pobreza e construir a paz”. A Pastoral da Criança mobilizou a sua rede de mais de 260 mil voluntários e 1,4 milhão de famílias brasileiras. Para isso, foi impressa a oração própria em folhetos e cartazes e impressa também no jornal da Pastoral da Criança de novembro/10. É rezada também nas 42 mil “Celebrações da Vida”, que ocorrem no dia em que as crianças são pesadas nas comunidades.
A data, infelizmente pouco divulgada, foi instituída durante o 3º Fórum realizado em Hiroshima, no Japão, em maio de 2008. A proposta é todos os anos direcionar orações e ações, pessoais ou em grupos inter-religiosos, para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. A data é o dia 20 de novembro, por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU).
0646. Celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra - Foi no sábado, 20, com eventos por todo o país. “Estes eventos têm uma orientação comemorativa, mas também estão voltados à afirmação da consciência política, da pertença étnico racial e da reivindicação dos direitos da população afrobrasileira”, lembrou P. Ari Antônio dos Reis, assessor da pastoral afrobrasileira. “A abolição foi um processo inconcluso e que só seria plenamente completa pela pressão do movimento negro”, comenta padre Ari. A figura mestre é Zumbi dos Palmares que, em 1695, tombava como o grande ícone da resistência do povo negro e da luta contra a escravidão.
“Compreende-se que a assinatura da Lei Áurea não trouxe a verdadeira libertação. Apesar da legalidade da alforria, viu-se a construção de outras formas de opressão e negação aos negros do direito à cidadania. Os mecanismos de exclusão continuaram assumindo facetas diferenciadas. Não foi permitido o acesso dos negros à educação, emprego renumerado, moradia digna e outras de beneficio à população em geral que já existiam no século XIX”, acentua o assessor. E destaca: “A história e a cultura dos negros é compreendida como fator de enriquecimento para a Igreja”.
0647. Dos Leitores - Crucifixo - P. Geraldo, concordo plenamente com o P. Demétrio quando escreveu sobre a retirada dos crucifixos dos estabelecimentos públicos. O Cristo-verdade-honestidade-vergonha-fraternidade-justiça, já foi expulso de nossos corações, de nossa vida e destes locais há muito tempo. Que sentido tem sua imagem? Nenhum! Pura palhaçada! Deslavada hipocrisia! Mais uma desculpa para continuar mentindo, roubando, drogando, assediando sexualmente, estuprando, pedofilando, se embriagando, corrompendo etc... etc... Cristo já foi expulso! E se é para ficar tudo assim, então acabemos com sua imagem! Sejamos honestos e conseqüentes! Um abraço! P. Francisco Viana Pires, Guajará-Mirim (RO).
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.