PADRE LUÍS KIRCHNER CSsR
Nossa fé católica ensina-nos que Jesus Cristo é o Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, eterno e todo poderoso com Deus Pai. Também acreditamos que ele era 100% humano, semelhante a nós em tudo, menos no pecado. Sofreu e sentiu tudo que experimentamos. Sendo assim, Jesus tinha sentimentos e emoções iguais às nossas. O que quer dizer ter sentimentos e emoções? Sentimentos e emoções são reações não intelectuais, que surgem em qualquer circunstancia ou evento no decorrer de nossa vida. Os mais comuns são: alegria ou raiva, amor ou ódio, sentir-se realizado ou decepcionado, o estar numa boa ou na fossa, etc. Nem sempre há uma razão explicita que explique porque sentimos tal reação. Não há nenhuma lógica fria.
Vamos examinar a vida de Jesus. Lembra-se da historia quando ele curou 10 leprosos? Só um voltou para agradece-lhe. Um pouco chateado, ele não perguntou: Onde estão os outros nove? Depois de convidar o jovem rico para uma vocação e um ministério mais intimo com ele, Jesus não ficou triste com a recusa? No túmulo de Lazaro, ele não chorou? No Jardim das Oliveiras, Cristo não se sentiu abandonado e sozinho, quando seus apóstolos estavam dormindo, deixando-o sofrer sem uma presença amiga para confortá-lo? Quando Jesus estava com fome e sede, depois de caminhar o dia inteiro, ao aproximar da figueira, não encontrando nenhum figo para saciar sua fome, ele não ficou com raiva, querendo cortar a maldita arvore? (No Evangelho de Lucas, ele inventa um companheiro que aconselha mais tempo para a árvore ajeitar-se...) Imagine as horas em que Jesus fica sozinho no sacrário, sem ninguém entrar na igreja para visitá-lo. Ele fica esperando dia e noite, e os homens passam pouco tempo fazendo seus pedidos, agradecendo as bênçãos já recebidas, louvando e glorificando essa presença divina que nos salva.
Imagine o que Jesus sentiu quando Judas veio com os soldados, e deu-lhe um beijo falso. Ou quando Pedro, com medo, o negou três vezes. Ou os moradores de Nazaré, alguns que eram parentes seus, que não acreditavam nele, tanto que ele conseguiu curar só alguns poucos doentes. Ou quando, depois de apresentar sua doutrina sobre a Eucaristia, no sexto capitulo do Evangelho de São João, vários disseram que era muito difícil aceitar tal idéia, e foram embora.
Quando você se sente abandonado ou desprezado, esquecido ou humilhado, triste ou decepcionado, Jesus sabe o que você está sentindo. Alem disso, uma vez que ele morreu jovem e nunca se casou, se você está envelhecendo, pode comunicar algo novo a ele. Ou, se está passando por dificuldades matrimoniais e familiares, você pode mostrar essas dores a ele. Temos algo a oferecer a sua experiência. Psicólogos dizem que sentimentos e emoções não são nem corretos em errados, bons ou maus. Simplesmente existem e exercem uma influência enorme sobre nossa maneira de agir e sobre como enfrentamos a vida, e fazemos nossas escolhas. A próxima vez que estiver na fossa, lembre-se que Jesus pode entender perfeitamente tudo que você está passando na sua vida. Aproxime-se dele e sinta a força e o conforto de sua presença amorosa. Nenhum sentimento é alheio ao Sagrado Coração de Jesus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.