Nº 0143 19/11/2010
0633. Evangelho de sexta-feira (19-11-2010) - 1ª leit Ap 10, 8-11; Sl 118; Lc 19, 45-48 - Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.
Recadinho: Assim como Jesus entrou no Templo, entra em nosso coração. Vem nos ajudar a expulsar os ladrões que tentam roubar nossa vida das mãos de Deus, que tentam invadir as áreas nobres de nosso ser. Vem, Espírito de Deus, renovar meu coração, trazendo-me a salvação!
0634. Jovem, “Como você descobriu Deus?” - Esse é o tema de um concurso lançado (pelo site ‘catholic net’) no contexto da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Madri, Espanha, em agosto de 2011. Será uma ótima oportunidade de recolher testemunhos juvenis sobre o encontro com Deus. O prêmio será uma viagem, com todas as despesas pagas, para participar da jornada (de 16 a 21 de agosto/10). Em linhas gerais, as regras do concurso são: narrar a experiência mais marcante do seu encontro com Deus; aberta a jovens entre 16 e 28 anos, de qualquer nacionalidade; extensão máxima de 700 palavras; prazo final de entrega fixado em 31 de dezembro de 2010.
Posteriormente será publicado um livro com as melhores histórias. Deve ser uma experiência de vivência pessoal; tem que apresentar um fato concreto do encontro com Deus; a redação deve ser em primeira pessoa, como testemunha ocular dos fatos. Devem ser mudados os nomes de terceiros, para preservar a privacidade. Cada jovem pode participar com vários relatos (por separado), para aumentar as possibilidades de ganhar. Deve ser mandado um relato cada vez, preenchendo um novo formulário para cada relato. A participação é gratuita.
Sugestões de possíveis temas: Brevidade da vida: Deus me fez ver quão breve é esta vida. Amor de Deus: Deus me ajudou a vencer o pecado. Felicidade: Deus me ajudou a viver com sentido e ser feliz, Amor de Cristo: Experimentei o que Cristo fez por mim. Missão: Deus me chamou para construir a civilização do amor. Conversão interior: Deus me transformou, me fez feliz. Sacramentos: Experimentei o amor de Deus num sacramento.
0635. Rio Grande do Sul - Romaria Estadual de N. Sra. Medianeira - No domingo passado, 14, aproximadamente 280 mil pessoas participaram, em Santa Maria (RS), da 67ª Romaria Estadual da Medianeira. Promovida pela diocese de Santa Maria, a Romaria é considerada um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul e do Brasil. Neste ano, a Romaria comemorou os 35 anos da construção do Altar-Monumento, no Parque da Medianeira, e os 100 anos da diocese de Santa Maria. A missa, ao ar livre, foi presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, e contou com a participação de outros 14 bispos. Houve um culto ecumênico no Altar-Monumento, onde foram depositadas relíquias do criador da diocese, Papa Pio X, e do padre jesuíta paraguaio, Roque Gonzáles. Dom Hélio Adelar Rubert é o bispo da diocese de Santa Maria. No contexto das celebrações, às 15h do domingo foi dada a Bênção da Saúde, no Altar-Monumento, acompanhada de reflexão sobre “os problemas que as famílias enfrentam na atualidade".
0636. Nossa Senhora Medianeira - A devoção a Nossa Senhora, com o título de Medianeira, teve início na Bélgica e chegou ao Brasil, em Santa Maria (RS), com o P. Ignácio Valle. Em 16 e 17 de novembro de 1926, a cidade presenciou uma batalha entre as tropas do Exército e da Brigada Militar. As forças federais na cidade se revoltaram e os canhões do 5º Regimento de Artilharia Montada abriram fogo contra o quartel da força estadual. Foram disparados mais de 200 tiros de canhão e 200 mil tiros de fuzis. Um dos disparos atingiu o Seminário São José. A cidade ficou às escuras. Dois anos depois, o P. Ignácio Valle chegou à cidade, trazendo a devoção à Mãe Medianeira. O religioso, grande devoto de Nossa Senhora, teve atendido um pedido de saúde. Ele mandou vir da Bélgica um santinho com a imagem da Medianeira. A imagem da Mãe foi pintada e colocada na Capela do seminário São José. O quadro é o mesmo que até hoje acompanha as celebrações.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.