Nº 0140 16/11/2010
0621. Evangelho de terça-feira (16-11-2010) - 1ª leit Ap 3, 1-6.14-22; Sl 14; Lc 19, 1-10 - Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Recadinho: A meta primordial do cristão é fazer-se pequeno diante dos homens, para ser considerado grande diante de Deus! Faça sua parte. E verá que Deus passará a habitar plenamente na casa de seu coração!
0622. “Não se esqueça do Haiti!” - O jornal vaticano L'Osservatore Romano informou, em sua edição de domingo, 14, que se teme que no Haiti o número dos doentes de cólera chegue a 200 mil, segundo estimativas da própria ONU. Se não forem tomadas medidas eficazes, adverte o jornal da Santa Sé, o contágio "acabaria inexoravelmente por estender-se entre os mais de 1,5 milhão de refugiados amontoados em barracas na capital, Porto Príncipe". Por enquanto, e sempre segundo os dados da ONU, quase 800 pessoas já morreram e aproximadamente 12.300 estão internadas nos hospitais. Ainda no domingo, 14, o papa Bento XVI lançou um novo apelo a favor do Haiti, renovando sua proximidade "à querida população do Haiti que, devido ao terrível terremoto do último mês de janeiro, sofre agora por uma grave epidemia de cólera". "Encorajo todos aqueles que estão trabalhando nesta nova emergência e, enquanto asseguro minha especial recordação na oração, apelo à Comunidade internacional, para que ajude generosamente aquela população".
0623. Dia 27 de novembro/10: Preces pela ‘vida nascente’ - No domingo, 14, o papa Bento XVI convidou a Igreja a, no próximo sábado, 27, rezar pela ‘vida nascente’. Na oportunidade, o Papa estará presidindo, na Basílica de São Pedro, as Primeiras Vésperas do Advento e uma vigília de oração pela ‘vida nascente’. A motivação para o fato foi apresentada pelo próprio Papa: Esta iniciativa "está em comum com a Igreja no mundo inteiro" e seu desenvolvimento foi indicado "também nas paróquias, comunidades religiosas, associações e movimentos. O tempo de preparação para o Santo Natal é um momento propício para invocar a proteção divina sobre todo ser humano chamado à existência, também como agradecimento a Deus pelo dom da vida, recebido dos nossos pais".
0624. Dos Leitores - ‘Vivências’ - Caro P. Geraldo, lendo o ‘Vivências’ de domingo, 14/11, há duas coisas que me chamaram a atenção, e de forma comovente: 1. Cecília Turati, uma leitora de ‘Vivências’ na ilha de Kos, na Grécia! É impressionante o alcance de seu trabalho pela internet, P. Geraldo. Só posso pedir a Deus que suas mensagens continuem rodando mundo. Isso é, literalmente, evangelizando "por cima dos telhados". 2. O testemunho de uma freira salesiana já nonagenária que lê o ‘Vivências’ e se sente por demais confortada por ele. Ou seja, uma religiosa, com todos esses anos de vida dedicados ao serviço de Deus e dos que buscam a Deus, encontra em suas mensagens algo que a ajuda em sua caminhada para a casa do Pai. E, na sua simplicidade, dá o endereço de onde mora -- Cachoeira do Campo, Ouro Preto (MG) -- "de onde pretendo partir para o céu!" Será, P. Geraldo, que de Cachoeira do Campo existe algum atalho direto para o céu? Um abraço. Antônio Bicarato, São José dos Campos (SP).
N.R.: A irmã Carminha lamentou que não conseguia abrir nossos PPS. Sugerimos que pedisse ajuda a algum jovem da Comunidade. A juventude conhece os ‘macetes’ do mundo de hoje. Ela aceitou parte da sugestão de nossa Redação: foi ajudada por uma sua colega de convento, de 80 anos!
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagens para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.