Nº 0130 06/11/2010
0581. Evangelho de sábado (06-11-2010) - 1ª leit Fl 4, 10-19; Sl 111; Lc 16, 9-15 - Disse Jesus aos discípulos: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? Se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará o que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.
Recadinho: Jesus começa falando de dinheiro injusto! Entendamos bem: o tal dinheiro injusto é o dinheiro que compra as coisas passageiras, mas que não serve para nos comprar o céu. Nós precisamos do dinheiro “injusto” para sobreviver. O modo como nós ganhamos esse dinheiro e como nós o usamos, só poderá ser avaliado por Deus, que sonda os nossos corações. Dependendo do modo como nós usamos o tal dinheiro injusto que ganhamos, ele poderá se converter em boas obras, em bênçãos.
0582. Comissão para o Laicato - De 5 e 7 de novembro/10, no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, em Mairiporã (SP), realiza-se o 2º Encontro de Representantes das Associações Laicais Nascidas a partir dos Carismas das Congregações Religiosas, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Setor Leigos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Com o tema “Vocação, missão, organização dos cristãos leigos e leigas”, o encontro tem por objetivo dar aprofundamento à identidade, vocação e missão dos leigos, buscar caminhos para viver o carisma particular de cada organização e colocá-los a serviço da missão confiada pela Igreja na perspectiva de um trabalho em rede.
0583. “Se os pais soubessem... O quanto são importantes para seus filhos” - Livro (pgs 136) de Beatriz Teresinha Dias, onde a Autora descreve uma vasta experiência com grupos de pais e, em seus diálogos na convivência cotidiana deles com seus filhos, as preocupações básicas, a superproteção, mostrando como é difícil a tarefa de ser pai e mãe. Como se fosse uma síntese de tudo, a última parte do livro traz “doze passos para um relacionamento saudável”: Respeite seu filho; Antes de criticar, ouça o que seu filho tem a dizer; Ame muito seu filho; Elogie seu filho sempre que puder e ele merecer; Compreenda seu filho; Tenha bom humor com seu filho; Esteja sempre perto de seu filho; Seja coerente com seu filho; Dialogar é melhor que castigar; Ensine para seu filho a importância de rezar; Sua postura para com seu filho; Seu comprometimento para com seu filho. (vendas@editorasantuario.com.br).
0584. “Thomas Merton, Uma vida com horizonte” - Livro (pgs 192) de Maria Luísa López Laguna, em que a Autora presta homenagem a Thomas Merton por ocasião do 42º aniversário de sua morte. Thomas Merton convida-nos a fazer de nossa viagem interior uma aventura vital sem comparação, “com o anúncio do porto final no país da Vida”. A fecundidade literária de Merton é incrível: 67 livros entre prosa e poesia, centenas de artigos e ensaios para revistas, milhares de cartas. Foi uma das figuras mais completas no âmbito do humano, do religioso e do cultural que surgiram no panorama de nosso tempo. Foi poeta, escritor, artista e místico. Sua vida e seus escritos falam ao coração de todos. (vendas@editorasantuario.com.br).
0585. Mente, Self e Sociedade - Livro (pgs 440) organizado por Charles W. Morris dividido em quatro partes: O ponto de vista do behaviorismo social; A mente; O self; Sociedade; e uma última parte com Ensaios suplementares. A obra oferece uma apresentação geral do sistema de psicologia social de George H. Mead, cujas idéias sobre o tema se desenvolveram a partir de 1900, na Universidade de Chicago, num curso muito famoso e de grande influência, intitulado “Psicologia Social”. Muitos de seus alunos publicaram vários livros a partir de suas aulas. Suas aulas, eruditas e humanitárias, serviram côo farol de orientação para muitos. Grande parte deste volume surgiu a partir de anotações feitas por dois de seus alunos. (vendas@ideiaseletras.com.br).
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.