PADRE RAFAEL VIEIRA CSsR
Nos dias do carnaval, fiz uma viagem a uma região “remota” do Brasil. Claro que para quem vive lá, quem vive longe é o pessoal do Centro-sul do país. Usando carro, avião e ônibus cheguei a Canaã dos Carajás, uma cidade criada a partir do núcleo do ex-projeto GETAT, Grupo Executivo das Terras do Araguaia-Tocantins, montado no tempo do governo dos militares e que tinha por finalidade coordenar, promover e executar as medidas necessárias à regularização fundiária na área de influência dos dois rios. Meus pais viveram lá na primeira parte da década de 1980. Quem imagina que lá tenha ainda as características de 25 anos atrás, pode esquecer. Casa de madeira, por exemplo, tem uma ou outra para servir de lembrança. Existe agora uma cidade promissora, enorme e que suspira com os efeitos positivos das iniciativas da mineradora Vale do Rio Doce. E foi lá, numa tarde de calor, que me deparei com uma publicação que não tive tempo para ler no vôo entre Brasília e Marabá. A revista de bordo da TAM. Interessantíssima. Além de trazer as confissões de Benício del Toro e de Rodrigo Santoro sobre a experiência de terem filmado a estonteante aventura de Ernesto Che Guevara sob a batuta do diretor Steven Soderbergh, a revista traz uma entrevista relâmpago com o escritor indiano Vikas Swarup, autor de um livro que no Brasil teve o título “Sua resposta vale um bilhão” enquanto que a adaptação para o cinema ficou com o nome de “Quem quer ser um milionário?” com o diretor Danny Boyle que levou nada menos que oito estatuetas na última edição da festa hollywoodiana do Oscar. Ele gosta do cinema brasileiro e vive como diplomata na África do Sul. Mas o melhor de tudo foi o que encontrei na seção “boas idéias”.
A revista descobriu três novidades que valem um aceno breve. A primeira: quem gosta de avaliar sua própria imagem pode, agora, contar com a internet como aliada. Mesmo que considere que sabe vestir bem, escolhe boas marcas e tem postura, você pode tirar uma fotografia sua e deixar lá para que internautas possam dar opiniões sobre sua imagem. O portal para se colocar a fotografia até a recepção de 30 avaliações de sua imagem é alemão e ainda não tem similar em português. Logo essa iniciativa começa a ganhar espaço por aqui. A segunda: Para quem mora em grandes cidades e decide ir comer fora, encontra sempre o dilema sobre que lugar escolher para saborear certos tipos de comida. Para os moradores de Nova York, esses problemas acabaram. Um site fornece informações sobre pratos e endereços de restaurantes com os preços das iguarias. Essa também é idéia que vai chegar logo em nossas bandas. E a última e melhor. Uma empresa de confecção irlandesa, a ARK, lançou uma linha de camisetas que traz uma proposta muito curiosa: cada vez que o consumidor vestir uma peça, deve fazer o compromisso de enquanto estiver usando a camiseta, ser gentil com alguém. Qualquer tipo de gentileza e feita de maneira aleatória: convidar alguém para um café, oferecer o lugar no ônibus ou ajudar um bêbado a chegar em casa.
Em Canaã também teve folia com assistência da secretaria de saúde do município, distribuindo preservativos para os foliões, da mesma forma como se fez na maioria das cidades brasileiras. Lá também tem internet com três opções de assinaturas. As ruas estão pavimentadas no miolo da cidade. Há sinais do petismo no número de associações com estrelas vermelhas, mas não falta também um belo prédio com fachada amarela, letras graúdas azuis e com um belo tucano apontando a sede do PSDB. Toca-se, naturalmente, muita música da Banda Calypso, mas há quem tente tocar músicas mais elaboradas no saxofone e incomode os vizinhos. É Brasil igual a qualquer canto e nem é tão remoto assim. Só voltei a pensar em usar essa expressão da distância quando soube que a estrada entre Parauapebas e Marabá estava interditada. O ônibus em que eu estava quebrou e o motorista nos disse com um sorriso: “ a luz do motor acendeu e eu não vou tocar essa p... não porque depois, se piorar, quem tem de pagar essa miséria sou eu! Vamos parar e esperar o pessoal chegarem para consertar”. OK.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.