PADRE RAFAEL VIEIRA CSsR envia reportagem (incluindo vídeo) sobre o encontro dos bispos do centro-Oeste com nosso geral emérito, agora arcebispo da vida consagrada... leia reportagem e no final acesse endereço para ver o vídeo
O tempo continua encoberto, mas não choveu na parte da manhã. Numa das estações do metrô, o corre-corre do romano em meio aos costumeiros desencontros com turistas cria cenas estranhas para os olhos de quem acha que quem precisa tanto da economia gerada pelos visitantes, precisaria tratá-los de um modo melhor. O que se aprendeu a chamar de “lei consumidor”, no Brasil, não funciona por aqui para um cidadão comum que precisa usar transporte coletivo e chegar a um determinado lugar, em Roma. A impressão que se tem é que os anfitriões estão nos fazendo grandes favores e que só podemos ficar calados, seguindo suas ordens. Gritos, caras fechadas, empurrões fazem parte do cenário cotidiano. Longe desse ambiente, mesmo rodeado pelo barulho dos turistas que visitam a Praça de São Pedro, bem no ângulo da Piazza Pio XII, está a sede da Congregação para Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Lá, os bispos do Centro Oeste fizeram a primeira reunião do dia.
Eles foram recebidos por Dom Joseph Tobin, Arcebispo secretário Geral do Dicastério. O Cardeal Prefeito, o esloveno Frank Rodé está na Espanha participando de um encontro nacional de religiosos. Dom Tobin é uma pessoa muito simpática. Um homenzarrão com fala pacífica e gestos cordiais. Atendeu a todos com um português bastante simpático. Ele é norte-americano de Detroit, estado do Michigan, mas foi Padre Geral da Congregação dos Redentoristas por 12 anos e, por isso, teve muito contato com seus confrades no Brasil. Quem fez a exposição em nome dos bispos foi também um redentoristas, Dom Luiz Majella Delgado, bispo de Jataí. No final do encontro, Dom Tobin disse que estava muito satisfeito de ter conversado com os bispos brasileiros e que deu a eles a certeza de que podem continuar contando, no pastoreio, com a preciosa ajuda dos religiosos e das religiosas.
Perto da hora do almoço, os bispos que ainda não tinham tido a oportunidade de ver o Papa em audiência particular, foram encontrá-lo. Todos os membros das províncias eclesiásticas de Brasília e de Palmas, portanto, foram recebidos por Bento XVI. Deste modo, estão encerradas as modalidades de encontro com o Santo Padre, uma vez que os bispos da província de Goiânia tinham sido recebidos no sábado passado e o Papa recebeu todos juntos na segunda-feira. Enquanto um grupo falava com Papa, no entanto, o outro grupo visitava o tribunal da Assinatura Apostólica, uma espécie de Suprema Corte do Vaticano. Esse tribunal surgiu no século XIII como auxílio ao papa na administração da justiça na igreja. Sua configuração atual foi estabelecida por pio X em 1909 e, posteriormente, regulada pelo código de direito canônico de 1917. desde janeiro deste ano, é membro efetivo do supremo tribunal, dom Fernando Guimarães, bispo redentorista de Garanhuns, no Pernambuco.
A tarde, os bispos celebraram na Basílica de Santa Maria Maior. Uma beleza rara de arte e de delicadeza espiritual. Uma das quatro mais importantes Basílicas de Roma, dedicada à Mãe de Deus. Os romanos gostam de contar que em suas origens está o milagre que atribuiu à Maria o título de Nossa Senhora das Neves. A Basílica foi construída num local que teria nevado na manha do dia 5 de agosto do ano de 352 em pleno “ferragosto”, o pico do verão em Roma. E uma festa marcante que se celebra na Basílica é a da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro. Os bispos celebraram perto do altar papal sob o qual estão as relíquias da Manjedoura de Jesus. Também nessa basílica encontra-se um grande tesouro: o famoso presépio de Arnolfo dei Mudança. Nesta Basílica, está sepultado o piedoso arquiteto que fez grandes e belíssimos monumentos para a Igreja em Roma e ficou, em obediência à sua vontade, com uma simples lápide como túmulo: Gian Lorenzo Bernini.
Pe. Rafael Vieira CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.