PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
UM JEITO FÁCIL DE ORAR
Todos já descobrimos há muito tempo o jeito fácil de orar que é a devoção do Santo Rosário ou do Terço. Simples, fácil, envolvente e muito boa para a oração comunitária. O simples repetir as mesmas palavras pode ajudar-nos a fixar nossa atenção e nosso afeto em Deus. Mas pode também nos prender à repetição apenas mecânica de palavras, perigo que não é tão difícil de evitar.
Se quisermos dar um passo a mais em nossa oração, podemos fazer a contemplação das várias etapas da vida de Jesus e de Maria. Contemplar é olhar demoradamente para alguém ou para alguma coisa. Não apenas olhar: mas examinar os pormenores, os matizes, os lados da realidade que só percebe-mos aos poucos. Não apenas pensar: mas saborear a ideia, lembrar detalhes do acontecimento, procurar seu senti-do, tirar conclusões. E a partir disso começar um diálogo conosco mesmos, com o Pai, o Espírito, com Jesus, o Filho de Deus, com Maria... E por que na recitação comunitária não abrir um espaço para a partilha entre os que estão orando?
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
4 de novembro
SÃO CARLOS BORROMEU, BISPO
Evangelho (Lc 15,1-10) “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu?”
Com duas parábolas Jesus quer mostrar-nos quanto se importa conosco. Não leva em conta nossas misérias, e procura-nos como se não pudesse viver sem nós, como se não lhe bastasse tanta gente que o ama. Nós, porém, continuamos a fugir dele, como se não precisássemos dele, como se ele é que devesse mendigar nossa amizade. Como se estivéssemos fazendo-lhe um favor.
Oração
Senhor, eu ainda não vos procurava, e vós já estáveis a me procurar, tudo fazendo para conquistar minha amizade. Agradeço tanta bondade, e peço que me ajudeis a não continuar fugindo. Perdoai minha ingratidão, prendei-me com a força de vossa graça. Só vós podeis dar-me a fidelidade e a perseverança em vos seguir.
Protegei-me dos perigos, protegei-me de mim mesmo. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.