7 DE NOVEMBRO - SANTOS DO DIA
O ARCEBISPO DOS SEM TERRA
Santo Engelberto (1185-1224) – Foi Arcebispo de Colônia na Alemanha e defensor da justiça. Certa ocasião, apenas assentara-se para a refeição, uma pobre mulher cercada de filhos veio reclamar para ele:
- Senhor arcebispo, mataram meu marido e nos expulsaram da nossa terrinha. Ajude-nos.
Dom Engelberto suspendeu a refeição dizendo:
- Não convém que o pastor passe bem, quando suas ovelhas estão na miséria. Assente-se com seus filhos e almoce. Eu vou cuidar do seu caso.
Reuniu seus cavaleiros e foi. Tomou de assalto o castelo do invasor, mandou prender o assassino e recolocou a viúva na terra que foi roubada.
Santo Engelberto reformou os costumes, especialmente quanto à depredação dos bens da Igreja. Por esse mesmo motivo foi assassinado por um primo, ladrão dos bens eclesiásticos, quando atravessava um bosque.
Outros santos:
- Beato Francisco Palau, espanhol (+1872). Possuía um particular discernimento do papel desempenhado pelo demônio no mundo, e empenhou-se para que a Igreja ampliasse o uso do exorcismo como arma espiritual adequada às necessidades dos fiéis. Em conseqüência de suas opiniões religiosas e políticas, foi perseguido e exilado. Fundou duas congregações religiosas femininas, e duas masculinas Foi beatificado em 1988.
Jacinto Castanheda (1743-1773) é espanhol. Entrou na Ordem dos Dominicanos para trabalhar nas Missões estrangeiras. Juntou-se a um grupo e partiu para Cádiz. Depois de quase dois anos de navegação cheia de perigos, chegaram às Filipinas.
Conseguiu entrar na China disfarçado, pois a religião católica estava proibida naquele pais. Logo foi expulso, com a proibição de nunca mais pisar naquele pais. Se teimasse em voltar, seria morto.
Partiu para Tokin onde o catolicismo também era proibido. Tinha que exercer seu ministério na calada da noite para não ser surpreendido e preso. Certo dia, ao levar o Viático a um velho, foi preso e encerrado numa jaula, junto com um colega. Pouco depois eram decapitados. Foi canonizado em 1998, junto com 117 mártires vietnameses.
- Beato Vicente Grossi (1845-1917), italiano, de família numerosa e pobre. Foi pároco durante 44 anos. Teve um carinho especial pelas crianças e pelos adolescentes. Para cuidar deles fundou o “Instituto das Filhas do Oratório”. Faleceu santamente no dia 7 de novembro de 1917, e foi beatificado em 1975.
- Carina; Ernesto; Pedro de Ruffia.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.