![]() |
PADRE LUÍS KIRCHNER CSsR
Nossa teologia cristã ensina-nos que Jesus veio para revelar o Pai, que era adorado, mas não claramente nem bem conhecido por tantos povos e religiões no passado. Ele veio para nos levar ao Pai, porque ele é sua imagem, o Primogênito. Ninguém chega ao Pai senão pelo Filho. Ao olhar para a vida de Jesus, descobrimos logo quem é o Pai, qual sua natureza. Uma vez que o Pai é a fonte de nossa salvação e alegria, é bom que conheçamos a ele, cujo rosto ninguém pode ver e continuar vivendo. Os atos de Jesus indicam-nos o “jeito” de nosso Deus. Veja:
1. O lava-pés. Na noite antes de morrer, Jesus lavou os pés dos seus discípulos, fez o trabalho de um empregado ou escravo, deu-nos o exemplo que devemos imitar e repetir com outros, porque o Pai é servico, existe para atender as necessidades de suas criaturas.
2. Cura dos Doentes. Jesus andou curando e sarando tantos enfermos, porque a doença tira à pessoa a capacidade de desenvolver seu potencial máximo. O Pai, porque é pai amoroso, quer o bem estar de seus filhos e filhas. Deseja que realizemos a capacidade plena que Ele implantou em cada ser humano, ao permitir sua concepção e nascimento. Ele cura nossas feridas e pecados, a fim de nos libertar daquilo que nos debilita.
3. Bom Pastor. Jesus leva o rebanho às águas tranqüilas e à pastagem verde, para alimentar os seus seguidores. Ele deixou o seu corpo e o seu sangue como alimento para que fiquemos fortes e fieis diante das tentações e desafios da jornada. O Pai quer que seus filhos sejam bem nutridos, e lamenta quando a ganância humana impede a distribuição de comida para todos. A terra é dom de Deus, e não deve ser fonte de renda para enriquecer alguns.
4. Misericórdia. Jesus perdoou a Maria Madalena. A mulher à beira do poço.
Pedro. Paulo. Aquela adultera que queriam apedrejar. Deus Pai quer todos sentados no eterno banquete nupcial do paraíso. Ele não exclui ninguém. Fica triste quando vê alguns rejeitando sua oferta de amor e união.
5. Professor. Jesus ensina-nos o caminho ao Pai. Eu sou o Caminho. Ensina-nos como ser felizes e salvos. Fugir de nosso inimigo que deseja nos arrastar para o inferno. O Pai tem um plano eterno para nós. Sua lei garante nossa felicidade e bem estar atual e contínuo. O Pai escreveu a Lei em nosso coração. Basta aceitar e segui-la.
6. Generosidade. Jesus deu tudo para nos salvar. Até a última gota de sangue. Não possuiu casa nem bens. Queria estar livre para pregar e converter os outros. Não amontoou fortuna que restringisse sua missão. Deus Pai tinha tudo desde toda a eternidade. Mas queria compartilhar sua bondade e alegria com outros, sentir o prazer de estar vivo. O Pai é um tesouro enorme, rico em misericórdia, cujo maior desejo é que sejamos completos e felizes.
7. Fonte de Vida. Jesus disse que é a Vida. Morreu na cruz como pastor para dar sua vida em resgate. O Pai é a fonte eterno de toda a vida. Como comunidade divina, não precisa de mais ninguém, mas quer que outros participem desse dom. A próxima vez que você pensa em Deus e sobre quem Ele é, basta olhar para Jesus e notar o que Ele fez. Todas as suas ações revelam a beleza e a riqueza da natureza divina. Foi exatamente para isso que Jesus veio para nos revelar a bondade da Santíssima Trindade. Em vez de ser um Deus distante, frio e silencioso, revela-se o Deus presente dentro de nós, o Deus amável que cuida com tanta atenção de todos os detalhes para nosso bem e felicidade. Agora você é filho, incorporado ao seio da própria Trindade. Que Deus fantástico!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.