PADRE LUÍS KIRCHNER CSsR
No Evangelho de São Marcos (14,15), Jesus envia dois discípulos para localizar uma sala ampla e grande, a fim de prepará-la para a Páscoa que será a primeira Eucaristia. Nota-se que qualquer evento ou acontecimento de valor merece uma preparação. Antes de realizar uma festa de casamento ou formatura, encontrar-se com o prefeito ou receber um visitante ilustre, fazemos preparos em termos de roupa, ambiente, comida, enfeites, etc.
Receber Jesus na Santa Comunhão pede uma boa preparação. A descrição da sala para a primeira Missa simboliza o necessário para a nossa participação na Eucaristia. Em primeiro lugar, uma sala ampla e larga. Não uma reduzida e pequeninha. O que reduz o espaço de recepção em nossa alma são:
• EGOISMO: eu me torno o centro do universo, cheio de mim mesmo. Não há muito lugar para Cristo. Vivo em função de mim mesmo.
• INVEJA: desejo o que o outro tem, nunca estou satisfeito.
• FALTA DE CARIDADE: Não faço nada em prol dos outros; sou voltado para mim mesmo.
• ORGULHO: a minha auto-suficiência não pede ajuda ou o apoio de Cristo. Quero fazer tudo sozinho. Não sinto necessidade de Deus.
• MOLEZA E INDIFERENÇA: Sou tão acomodado que não procuro o meu Salvador. Há um cansaço de vida. Tudo está o.k. Não há nenhum esforço de crescer ou caminhar com Jesus.
• SER EXCESSIVAMENTE SENSÍVEL: cada palavra ou gesto é considerado uma ofensa. Vivo eternamente ofendido, danificado e ferido por insultos não existentes.
• EXCESSIVA SENSUALIDADE: a busca do prazer da comida ou da bebida faz-me "pesado". O sexo domina a minha mente e o meu corpo.
COMO PREPARAR A SALA?
• ORAÇÃO: Tiro tempo de horários ocupados para comunicar com o Senhor. Jesus não é apenas uma figura histórica, mas uma personagem viva com quem eu converso frequentemente, diariamente.
• RECOLHIMENTO: Durante o dia penso no meu amado. Ao descer uma escadaria, entrar no meu carro, abrir uma porta, sentar à mesa, atender o telefone, estou com Jesus nos meus pensamentos. Ele não fica longe de mim.
• UMA INTENÇÃO PURA: A razão de ser da minha vida é servir e seguir Jesus. A minha existência não tem outro sentido a não ser amar o meu Redentor. E porque eu O amo, amo meu próximo também.
• REMORSO DE PECADOS PASSADOS: Lamento os momentos de fraqueza e infidelidade, quando Jesus pesou menos que certos prazeres. Choro espiritualmente pelas oportunidades perdidas.
• DESEJO DE CRESCIMENTO: Não fico acomodado com as vitórias e sucessos já alcançados, mas desejo novas conquistas de perfeição e amor. Experimente como o Senhor é saboroso e doce como mel. A presença real do Senhor no Sacrário é meu conforto na hora de conflitos, frustrações, decepções e daqueles desentendimentos que fazem uma parte integrante de nosso intercâmbio com outras pessoas. Galho cortado do tronco secarei e morrerei sem a seiva da graça que me vivifica.
Senhor, permiti que possa levantar meus braços em atos de louvor e agradecimento. Obrigado, Senhor, pela visita e pela presença consoladora da Eucaristia. Eu vos amo, Jesus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.