Nº 0124 31/10/2010
0554. Evangelho de domingo (31-10-2010) - 1ª leit Sb 11, 22 - 12,2; Sl 144; 2ª leit 2Ts 1, 11 - 2,2; Lc 19, 1-10 - Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Recadinho: A meta primordial do cristão é fazer-se pequeno diante dos homens, para ser considerado grande diante de Deus! Já se convenceu disso?
0555. Dos Leitores - Ir. Dulce! - Irmã Dulce, rogai por nós! Carlos e Adinéia Vargas, Curitiba (PR).
0556. Dos Leitores - ‘Vivências’ - P. Geraldo, obrigado pelas mensagens. Abraço, Prof. Uiliam Folstar, Araraquara (SP).
Tenho recebido seus emails. Gosto deles. Padre, sou leigo. Tenho lido mais nesses dois últimos anos. Leio sobre diversos temas. Mas gostei particularmente de ler sobre meditação cristã. Pedro Damianovic, São Carlos (SP).
Obrigado pelo ‘Vivências’ que vem povoar meu dia! Como é bom ser consciente de que procuramos fazer a nossa parte, tanto na lei dos céus como da terra. Procuro seguir os sinais dos céus pois, por mais que nos sintamos desamparados por família, amigos e autoridades... sobrevivemos porque procurando seguir os sinais dos anjos do Senhor. De minha parte, só espero em Deus continuar a merecer a sua bênção e que o divino Espírito Santo continue me iluminando e me mantendo distante dos falsos, pois foi dito: maldito o homem que crê no homem! Um grande abraço. Helena Margarida de Jesus Dias, Belo Horizonte (MG).
Hermanos, stoy agradecida a Dios por Uds. que nos abren las puertas para pedirles intercesiòn por el centro catequìstico aquì en Lambaré, Paraguay. Ruego oraciòn aguardando el momento oportuno de decir con mansedumbre y humildad: Gracias y bendiciones del amado y de nuetra Madre Santísima! Gladys Zunilda Alegre Unzain, Lambaré, Paraguay.
0557. Dos Leitores - Evangelho - Obrigado, pela mensagem de hoje sobre o Evangelho de Lc 13, 22-30, P. Geraldo. Você tem razão. Se a porta é estreita, para passar teremos que jogar fora nossa mochila de apegos e pseudo seguranças mundanas, pois só passaremos se estivermos enxutos, livres do encharco das gorduras que o cotidiano secular nos oferece dia a dia. Abração! Luiz Baú, Erechim (RS)
0558. Não conte nem desprezos nem louvores! - Certo irmão veio ao encontro do abade Macário, o egípcio, e lhe disse: “Abade, diga-me uma palavra a fim de que eu seja salvo”. E o ancião disse: “Vá ao cemitério e injurie os mortos”. O irmão lá foi, pois, injuriou-os e lançou-lhes pedras. Depois, retornou a anunciá-lo ao ancião. Este disse-lhe: “Não lhe disseram nada?” Ele respondeu que não.
O velho disse-lhe: “Volte lá amanhã e faça-lhes elogios”. O irmão partiu pois e os louvou dizendo: “Apóstolos, santos e justos”. E retornou ao ancião e disse-lhe: “Eu os cumprimentei”. E o velho perguntou-lhe: “Nada lhe responderam?” O irmão disse que não.
O velho disse-lhe: “Você sabe que insultos lhes dirigiu sem que eles lhe respondessem e que louvores, sem que eles lhe falassem; assim também você, se quiser ser salvo, torne-se um morto; e como os mortos, não conte nem os desprezos dos homens nem os seus louvores e você poderá construir a sua salvação.” (“Palavras dos Antigos - Sentenças dos Padres do Deserto”, tradução de Comblin, José; Mesters, Carlos; Ferreira, Maria Emília - Ed. Paulinas - São Paulo - 1985, pg. 39, coleção “Oração dos Pobres”).
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.