Nº 0118 25/10/2010
0528. Evangelho de segunda-feira (25-10-2010) - 1ª leit Ef 4, 32-5, 8; Sl 1; Lc 13, 10-17 - Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Jesus pôs as mãos sobre ela e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.
Recadinho: Há doentes que não querem ser curados! É o caso destes fariseus. Criaram leis absurdas e Jesus os enfrentou com autoridade! Por fim se envergonharam. E a multidão aplaudiu as maravilhas que Jesus operava! Os fariseus estavam mais preocupados com o cumprimento das leis que eles criaram do que com a misericórdia de Deus. Às vezes nos também agimos assim!
0529. XVI Assembleia Nacional do Diálogo Católico-Judaico - Está sendo realizada ontem e hoje, 24 e 25/outubro/10, na Associação Religiosa Israelita e na PUC-Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Na abertura houve uma celebração inter-religiosa que contou com as presenças do arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, de rabinos e de clérigos dos ritos muçulmano, candomblé, umbanda, cristãos, bahai, budista e espírita. O evento marca os 45 anos de publicação da “Declaração Nostra Aetate” pelo Concílio Vaticano II, documento que revolucionou as relações da Igreja com as demais religiões, em especial a judaica, ao reconhecer que os judeus não foram responsáveis pela morte de Jesus. O evento enfatiza a origem judaica do cristianismo e recomenda o estudo das fontes judaicas.
Está se realizando também o “V Encontro Inter-Religioso de Diálogo e Educação para a Paz - EducAção”, que visa conscientizar os participantes de que a Educação não se limita ao ensino teórico mas também se transmite pela ação.
0530. Universitários: lancem suas redes na internet! - Com a presença de mais de 200 participantes, de 9 a 11 de outubro/10 houve o 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, realizado no campus Betim, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). Teve como objetivo “conectar” as várias expressões de seguimento cristão presentes no meio universitário, em um encontro que reuniu a juventude para refletir sobre a ação evangelizadora no meio acadêmico. Foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizado pelo Setor Universidades, com parceria da PUC-MG. O tema do encontro foi “Presença e registros dos universitários: linguagens, caminhos, profissões e identidade” e o lema: “Conectando vida na tela do saber”. Ressaltou dom Eduardo Benes, arcebispo de Sorocaba (SP): “A juventude universitária espera receber o anúncio de Jesus Cristo e nada melhor do que o próprio universitário para evangelizar o meio onde atua”.
No encontro, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, citou a mensagem do papa Bento XVI, por ocasião do 44º Dia Mundial das Comunicações: “Lancemos as redes em águas mais profundas’, ou seja, evangelizem pela internet!” Ressaltou que esse era um dos propósitos do encontro com universitários cristãos: Lancem suas redes e evangelizem!”
O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira, pediu aos jovens que sejam alavancas de evangelização em suas comunidades: "A força dos valores que sustentam a cidadania está em Cristo. A fonte inesgotável dos valores está em Cristo. Multipliquem, com seus exemplos de fé, o anúncio de Jesus. É preciso ousar mais, ter coragem de dar testemunhos”.
- Quer ver a Capelinha de Fátima (Portugal), em tempo real? Entre aqui:
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.