Nº 0112 19/10/2010
0503. Evangelho de terça-feira (19-10-2010) - 1ª leit Ef 2, 12-22; Sl 84; Lc 12, 35-38 - Disse Jesus aos seus discípulos: Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou à três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!
Recadinho: Diante da correria diária, deixamos a intimidade com Deus em segundo plano. A ‘regra beneditina’ nos ensina: orar e trabalhar! Fazer da vida uma oração! Já descobriu seu lugar na comunidade paroquial? Sempre é tempo! Não fique em cima do ‘muro’ da vida! Espere no Senhor, mas não de braços cruzados! Lembre-se da Última Ceia: até o Senhor serviu!
0504. Seis novos santos - Neste dia 17 de outubro/10, o papa Bento XVI canonizou seis novos santos:
Santa Cândida Maria de Jesús (1845 - 1912), da Espanha, fundadora da comunidade das Filhas de Jesus.
Santa Mary MaKillop (1842 - 1909), primeira australiana a ser canonizada, fundadora das Irmãs de São José do Sagrado Coração, mais conhecidas como irmãs josefinas.
Santa Guglia Salzano (1846 - 1929), de Nápoles. Fundadora das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração.
Santo André Bessette (1845 - 1937), do Canadá, primeiro homem canonizado nascido nessas terras, pertencente à congregação dos irmãos da Santa Cruz, de Montreal. Alcançou a santidade sendo um simples porteiro de convento, mas fazendo tudo com o amor do Senhor.
Santo Stanisław Sołtys (1433 - 1489), da Polônia.
Santa Camilla Battista Varano (1458 - 1524), da arquidiocese de Camerino, na Itália. Ela era princesa da corte de Varano, mas abandonou tudo para ser religiosa da ordem das Clarissas.
0505. Libertar da fome?! - Sábado, 16 de outubro/10, foi comemorado o “Dia Mundial da Alimentação”. Na ocasião, o papa Bento XVI enviou uma mensagem à FAO destacando “a necessidade de valorizar adequadamente o setor agrícola e dar prioridade ao objetivo de libertar a família humana da fome!” Esta mensagem, que o Papa enviou ao diretor geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Jacques Diouf, foi publicada na sexta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé. “O tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano, ‘Unidos contra a fome’, é uma oportuna recordação de que todos têm de realizar um compromisso para dar ao setor da agricultura sua importância adequada”, assinala o Papa.
0506. Libertar da fome?! - Nem precisava lembrar - Nem precisava, porém, lembrar que libertar da fome é prioridade! Quem está morrendo precisa ser socorrido agora, neste momento!!! O Papa insiste: “É necessário que todos - dos indivíduos às organizações da sociedade civil, Estados e instituições internacionais - deem prioridade a um dos objetivos mais urgentes da família humana: a libertação da fome”. Bento XVI ressalta que “para conseguir se libertar da fome, é necessário garantir não só que se disponha de comida suficiente, mas também que todo o mundo tenha acesso diário a ela”.
“Isso significa promover todos os recursos e infraestruturas necessários para sustentar a produção e a distribuição em escala suficiente para garantir plenamente o direito à alimentação”. O Papa lamentou que “muito frequentemente a atenção se desvia das necessidades das populações”, que “não se dá suficiente ênfase ao trabalho no campo, e os produtos da terra não recebem a proteção adequada”. “Como resultado, produz-se o desequilíbrio econômico e se ignoram os inalienáveis direitos e a dignidade de toda pessoa humana”.
0507. Site do Beato Anchieta - A Arquidiocese de São Paulo lançou um site para ampliar a divulgação da causa de canonização do Beato José de Anchieta, “Apóstolo do Brasil”: www.apostolodobrasil.com.br. Anchieta foi fundador da Igreja em São Paulo e da cidade. “Ele foi exemplo daquilo que também hoje ela é chamada a ser: discípula ardorosa e missionária de Jesus Cristo no meio da cidade imensa!”, ressaltou Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal da Arquidiocese
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.