Nº 0108 15/10/2010
0483. Evangelho de sexta-feira (15-10-2010) - 1ª leit Ef 1, 11-14; Sl 32; Lc 12, 1-7 - Milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.
Recadinho: Temos que agir como se nada esperássemos da parte de Deus e, por outro lado, esperar tudo tão somente da misericórdia e bondade de Deus. Ter medo? Não se intimide! Quem nada teme é livre! Tema, sim, mas a hipocrisia e a cobiça! Deus cuida de nós.
0484. Sínodo do Oriente Médio - Como já noticiamos, está sendo realizado, de 10 a 4 de outubro, no Vaticano, este sínodo que está sendo "uma feliz oportunidade para apresentar a riqueza das igrejas orientais católicas ao mundo inteiro", afirmou Dom Nikola Eterovic, secretário-geral do Sínodo dos Bispos. O lema é "A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma" (Atos 4, 32). É a primeira vez que quase todos os bispos do Oriente Médio estarão reunidos com o Papa.
0485. Sínodo 02 - Católicos orientais - Este sínodo trata da vida dos católicos orientais presentes nos países do Oriente Médio, que são: Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Irã, Iraque, Israel, Kuwait, Líbano, Omã, Qatar, Síria, Turquia, Territórios Palestinos e Iêmen.
São 7.180.912 quilômetros quadrados, onde vivem 356.174.000 habitantes, dos quais 5.707.000 são católicos (1,6 % da população). O número aproximado de cristãos de outras religiões é de 20.000.000, o que representaria 5,62% do total de habitantes. Os católicos são minoria.
0486. Sínodo 03 - Católicos diferentes - Na Igreja presente no Oriente Médio há 6 sui iuris, cada uma com seu patriarca, que vive em comunhão com o Papa. São a igreja copta, a síria, a greco-melquita, a maronita, a caldeia e a armênia. Seus ritos têm sua origem nas tradições alexandrina, antioquena, armênia, caldeia e constantinopolitana. Quanto aos elementos essenciais da fé católica (dogmas, sacramentos, doutrina), os ritos orientais têm as mesmas leis que o rito latino. "A variedade de tradições, de espiritualidade, de liturgia, de disciplina é uma grande riqueza, para toda a Igreja Católica.
0487. Sínodo 04 - Liturgia e presença de convidados - Tanto a Missa de abertura como a de encerramento serão presididas pelo papa Bento XVI na Basílica de São Pedro e serão em rito latino, mas haverá também algumas expressões comuns aos ritos orientais, como o Evangelho e alguns cantos.
Como o Oriente Médio é um lugar habitado em sua maior parte por judeus e muçulmanos, Bento XVI convidou personalidades de ambos os credos, para falarem no sínodo: um rabino judeu, por parte dos muçulmanos, um islã sunita e um islã xiita. A intervenção destes convidados é "um sinal da disponibilidade da Igreja Católica para continuar o diálogo com o judaísmo, e cm o islã. Pela primeira vez em um sínodo, a língua oficial é o árabe, podendo-se falar também em inglês, francês e italiano.
0488. Sínodo 05 - Objetivos - O objetivo desta assembleia sinodal é especialmente pastoral, buscando reviver a comunhão entre as igrejas orientais católicas para que possam "oferecer um testemunho de vida autêntica, alegre e atraente", disse Dom Eterovic. Outro dos objetivos é reforçar a identidade cristã por meio da Palavra de Deus e da celebração dos sacramentos. O ambiente da região é predominantemente muçulmano, exceto no Estado de Israel, onde a maioria dos cidadãos é judia. O importante, especialmente neste contexto, é “viver em paz com seus próximos judeus e muçulmanos, no respeito aos direitos mútuos, inclusive aquele fundamental que é o da liberdade de religião e de consciência".
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.