Pe. Antonius (Gerardus) Esselaar, CSsR
Falecido em Warmond, Holanda – 23/10/2001
(87 anos)
O Pe. Antônio Esselaar nasceu em Amsterdã no dia 03 de fevereiro de 1914. Sua profissão religiosa aconteceu no dia 08 de setembro de 1947 em Den Bosch, casa de noviciado da Província Holandesa e ordenou-se sacerdote em Wittem no dia 17 de setembro de 1952.
Depois de concluir os seus estudos teológicos veio trabalhar como missionário no Brasil, aqui chegando em 1954. Na Vice-Província do Recife trabalhou em diversas comunidades: Garanhuns (1954), Juazeiro da Bahia (1954-1957), Bom Jesus da Lapa (1957-1965), novamente Garanhuns (1965-1967), outra vez Juazeiro (1967-1971), São José da Coroa Grande (1971-1979), Pedro Avelino (1979-184), Arcoverde (1984) e Natal (1984-1990) quando retornou à Holanda, passando a residir na casa de repouso para idosos de Warmond. Pe. Antonio faleceu no dia 23 de outubro de 2001.
As informações colhidas juntos daqueles que com ele conviveram nos falam que ele era uma pessoa sensível e muito preocupada com o bem estar material e espiritual de seus confrades. Mesmo nos últimos anos de sua vida soube manter o bom humor que lhe era característico. Pe. Antonio era bastante temperamental, custava a perder a calma, mas quando isto acontecia...
Sobre a sua vida temos até mesmo alguns episódios folclóricos. Quando residiu em São José da Coroa Grande ele era mais procurado para consertar geladeiras e outros utensílios domésticos, do que para visitar os doentes que dele necessitavam. Outro episódio: Quando trabalhava em Juazeiro da Bahia Pe. Antonio perdeu uma de seus olhos, passando a usar uma prótese de vidro no lugar. Ainda assim sempre conseguiu renovar a sua carteira de motorista, mesmo tendo um olho só. Certa vez durante o velório do Pe. Canísio estava do lado de fora da Igreja procurando alguma coisa pelo chão. O sacristão da Igreja chegou e perguntou o que procurava ao que ele respondeu: “Estou procurando o meu olho”. Imaginem a cara de surpresa do sacristão!
Pe. Antonio era companheiro de turma do Pe. Timóteo e gostava muito de andar de com ele. Era interessante ver o contraste entre a altura do Pe. Timóteo e a sua pequena estatura.
Em Juazeiro Pe. Antonio construiu uma escola e uma capela, característica dele sempre repetida em vários lugares por onde passou.
“Jesus percorria todas as cidades e aldeias,
e ali ensinava em suas sinagogas, proclamando a
Boa Nova do Reino e curando toda doença e enfermidade”.
Mt. 9,36

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.