PADRE LUÍS KIRCHNER CSsR
Agradecer, sentir gratidão por algo que alguém fez, não é natural, nem comum para a maioria das pessoas. A prática da virtude da gratidão, entretanto, é essencial para viver a felicidade, para ser uma pessoa equilibrada. Quem não reconhece sua dependência e a necessidade do apoio de outros está fechado em si, é egoísta e cego.
O que é gratidão? É apreciar tudo aquilo que uma pessoa já tem ou recebeu. Tantas pessoas, porém, lamentam mais o que ainda não têm. Uma pessoa com espírito de gratidão é cheia de gratidão por tantas bênçãos e favores já vividos. Os sábios e entendidos no assunto dizem-nos que quanto mais uma pessoa desenvolve essa maneira de viver, tanto mais profundamente a virtude se instala. Se a Bíblia (Atos dos Apóstolos) afirma que a presença da alegria é a característica do cristão, hoje em dia Bernard Haring diz que gratidão é o sinal atual do discípulo de Cristo.
Alguém já disse também “Pense em si como um ímã gigante. Tudo o que você estiver sentindo de amor, medo, raiva, alegria, raiva, alegria, gratidão, resistência etc. de fato transforma-se numa força magnética que atrai e chama acontecimentos, condições e circunstâncias diretamente relacionados com o que você está sentindo. O medo de algo cria uma força magnética que irá atrair ainda mais medo. Se você expressar gratidão por algo, isso criará uma força magnética que atrairá a você ainda mais desse bem que você está agradecendo.”
– Em primeiro lugar, a gratidão afasta-nos de uma satisfação fácil com as coisas da vida. Não coexiste com a infelicidade nem com a depressão. Não permite que permaneçamos na fossa. Leva-nos a ver o lado mais positivo de cada situação. Todo o mundo conhece o caso dos dois bêbados que acham uma garrafa de whisky na rua. O pessimista olhou e reclamou que estava meio vazia; mas o outro disse que estava meio cheia!
– A gratidão aumenta a generosidade e capacidade de contribuir para o bem estar de outros, porque a pessoa grata sabe que recebeu muitos dons e bênçãos. Por isso quer compartilhar com aqueles que têm menos. Sente necessidade de oferecer ajuda aos menos favorecidos. E Deus gosta de um coração generoso.
– A gratidão diminui nossas preocupações. Quantas vezes o que tira a paz e o sossego é o medo de perder algo. Quem reconhece que, no passado, Deus e os amigos o ampararam, confia que haverá novo apoio na hora certa. “Quando se desenvolveu a compreensão clara que todas as coisas colaboram para um bem maior, sempre será fácil manter uma atitude de gratidão, por piores que pareçam as coisas”.
– A gratidão reduz o nível de raiva. Quantas vezes sentimos raiva porque nos vemos ameaçados de perder algum objeto preferido. Se formos gratos por tudo que já temos, poderemos ceder algo aos outros. Ou perdoar quem nos ofendeu.
– A gratidão aumenta nossas energias. Físicas. Emocionais. Espirituais. Quem está consciente dos bens e das riquezas já recebidos, tem uma atitude, um espírito “leve”. Porque é rico em bondade, é livre para ajudar e participar com outros em projetos, cumpre seus deveres e obrigações com prazer. Reclamações e murmurações não fazem parte de sua existência. A gratidão permite-lhe “tomar consciência das coisas boas que estão acontecendo na sua vida de cada dia, e passar ao largo dos aspectos negativos de qualquer situação.
– A gratidão aumente nossos laços com os outros: com Deus e com outras pessoas. Quem reconhece quanto Deus tem feito por ele, sabe do amor e carinho que Deus lhe tem. Sente-se amado por causa dos sinais que possui deste amor. Deus não é uma figura longe, distante, desinteressada. E o mesmo se dá com as pessoas, próximas ou distantes, que tem contribuído para seu bem estar. O espírito de gratidão brota do coração, do interior, do ser mais intimo, com alegria, com lagrimas, porque alguém lhe fez tantas coisas boas.
– Há a teoria segundo a qual existe uma ligação entre gratidão e cura: cura de doenças biológicas, físicas e emocionais. Talvez a explicação esteja no fato que uma pessoa agradecida se sente tão amada e apoiada que sente nascer dentro de si uma sensação forte, que jorra para fora, renovando seu corpo ou seu espírito. A gratidão, como atitude e virtude, ajuda a supera obstáculos e dificuldades. “Quando você estiver em um estado de sincera gratidão, sua energia (vibracional e de ressonância) é de aceitação e harmonia. Com isso atrairá a si os acontecimentos, condições e circunstâncias que deseja.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.