PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
UM JEITO FÁCIL DE ORAR
Todos já descobrimos há muito tempo o jeito fácil de orar que é a devoção do Santo Rosário ou do Terço. Simples, fácil, envolvente e muito boa para a oração comunitária. O simples repetir as mesmas palavras pode ajudar-nos a fixar nossa atenção e nosso afeto em Deus. Mas pode também nos prender à repetição apenas mecânica de palavras, perigo que não é tão difícil de evitar.
Se quisermos dar um passo a mais em nossa oração, podemos fazer a contemplação das várias etapas da vida de Jesus e de Maria. Contemplar é olhar demoradamente para alguém ou para alguma coisa. Não apenas olhar: mas examinar os pormenores, os matizes, os lados da realidade que só percebe-mos aos poucos. Não apenas pensar: mas saborear a ideia, lembrar detalhes do acontecimento, procurar seu senti-do, tirar conclusões. E a partir disso começar um diálogo conosco mesmos, com o Pai, o Espírito, com Jesus, o Filho de Deus, com Maria... E por que na recitação comunitária não abrir um espaço para a partilha entre os que estão orando?
Quem sabe neste outubro poderemos renovar nossa oração retomando a devoção do Santo Rosário.
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
graça da conversão e a força para continuar lutando contra mim mesmo. Dai-me humildade, para reconhecer minha situação, e procurar ajuda junto de vós e de meus irmãos. Senhor, preciso de vós, de vosso perdão e de vossa misericórdia. Sei que não mereço o que peço, mas confio em vosso imenso amor de pai. Amém.
24 ─ 30º Domingo Comum ─
Sto. Antonio Maria Claret , bispo
Evangelho (Lc 18,9-14) “Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.
Na parábola Jesus fala de dois homens. Um orgulhoso e ridículo, confiante em si mesmo, proclamando-se justo e honesto acima de qualquer suspeita. E mais, tão convencido que se sentia no direito de condenar o outro que ali estava com ele no Templo. O outro, um cobrador de impostos, sabia-se desprezado por causa de sua profissão, mas principalmente sabia-se pecador de fato, em falta para com Deus. E não procurava disfarçar nem se desculpar. Pedia perdão, humilde e sincero. Segundo Jesus, temos de assumir uma dessas atitudes diante de Deus e da oferta de salvação que nos faz. Se confiamos em nós mesmos, se nos consideramos felizes, justos e satisfeitos, não há por que aceitar sua oferta. Se precisamos de felicidade, salvação e paz, é só aceitar.
Oração
Senhor, para dizer a verdade, muitas vezes tenho sido o fariseu orgulhoso e satisfeito consigo mesmo. Chego até a dizer que sou pecador e que preciso de perdão. Mas não sei se de fato acredito nisso, se essa é uma atitude que marque minha vida. Dai-me a graça de ver com clareza minha situação real, o bem e o mal que existem em mim, o que preciso mudar para viver em verdade e justiça diante de vós. Ajudai-me a vos pedir sempre a 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.