18 DE OUTUBRO – SANTO DO DIA
MÉDICO E PRIMEIRO DEVOTO DE MARIA
São Lucas nasceu de família pagã na Antioquia, converteu-se ao cristianismo, e foi batizado, provavelmente, por São Paulo. Foi médico, pintor e companheiro de Paulo em suas viagens. Escreveu o terceiro Evangelho e os Atos dos Apóstolos.
É o evangelista que dedicou mais espaço às narrativas da infância de Jesus e à Sagrada Família. Dizem que foi o primeiro artista a pintar o quadro de Nossa Senhora.
Outra característica foi sua predileção pelos pobres, humildes, e as mulheres, que a civilização judaica desprezava.
Os Atos dos Apóstolos narram os primeiros passos da Igreja nascente. constituindo assim o Primeiro Manual de História Eclesiástica. Foi muito cuidadoso na coleta do material usado em seus livros. Sabe-se que a Escritura, embora inspirada pelo Espírito Santo, não dispensa a diligência do escritor sagrado.
Após a morte de Paulo, de quem foi discípulo e companheiro dedicado, Lucas deve ter trabalhado na Grécia. Morreu no final do século I, com 84 anos bem vividos. Suas relíquias estão em Pádua, na Itália. É representado com um boi ao lado, como foi visto pelo profeta.
OS ÍCONES DE SÃO LUCAS
Segundo a tradição, São Lucas foi a primeira pessoa a pintar três Imagens da Santa Mãe de Deus, tendo o Menino Deus em seus braços. Ele as submeteu à apreciação e aprovação da Santíssima Virgem, quando ainda vivia na Terra. Maria acolheu as Imagens, com alegria, dizendo: "Que a graça d´Aquele a Quem eu concebi esteja nelas!". Mais tarde, São Lucas representou, em Imagens, os Santos Apóstolos.
São Lucas nasceu na cidade de Antióquia, a Grande. De origem nobre, ele sobressaía-se, particularmente, nos domínios da ciência médica e na arte pictórica. Sob o reinado do Imperador Cláudio (por volta do ano 42 d.C.), quando tratava dos doentes da região de Tebes, na Beócia, Lucas encontrou o Apóstolo Paulo, cujas palavras ardentes o convenceram de que a verdade absoluta encontrava-se, efetivamente, com os discípulos de Jesus Cristo.
Desejando testemunhar o valor do seu fiel servidor, Deus fez com que escorresse de seu túmulo um líquido milagroso que curava as doenças dos olhos daqueles que, com o fluido, se ungiam confiantes. Desta forma, mesmo após a morte, São Lucas continuou a exercer a medicina...(Fonte: catolica.net)
Oração
Rezemos com São Lucas: “Fica conosco, Senhor, porque já vai anoitecendo” (Lc 24,29)
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.