PADRE LUÍS KIRCHNER CSsR
Durante o mês bíblico, é bom lembrar que estamos celebrando um ano paulino, comemorando o nascimento de Paulo, dois mil anos atrás. Uma figura enorme, sua doutrina foi fundamental na Igreja primitiva e o continua sendo até hoje. Um perito no assunto, Pe. Joseph Fitzmyer SJ, localizou dez temas ou imagens para expressar a ação salvadora de Cristo. Correm pelas paginas dos escritos de Paulo. Pe. Fitzmyer chamou esses temas de “O Cristo-Evento”. Esse termo descreve os momentos decisivos na vida do Cristo terrestre e ressuscitado: sua paixão, morte e ressurreição, como também, sua exaltação e intercessão celestial a nosso favor.
– JUSTIFICAÇÃO: A idéia vem do Antigo Testamento, dos tribunais; indica a absolvição que Cristo conseguiu para nós. Somos absolvidos (cf. 2 Cor 5,21). Veja também 1Cor 1,30; Rm 3,24; 5,19.
– SALVAÇÃO: o termo Salvador é comum na antigüidade: para nos salvar de males físicos, emocionais e morais, porque não o podemos conseguir sozinhos. Somos salvos pela cruz de Cristo. Em 1Cor 1,18, lemos: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” Ou Fl 2,12-13: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Veja também 2Cor 5,10; Rm 2,6-11; e Ef 5,23.
– RECONCILIAÇÃO: implica uma mudança no relacionamento entre as pessoas: passar de raiva, hostilidade ou afastamento para amor, amizade e intimidade. Para Paulo, Cristo reconcilia-nos com Deus, de quem nos tínhamos afastado. Veja em Rm 5,10-11: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. Em Ef. 2,11-19, há uma conotação cósmica.
– EXPIAÇÃO: é limpar ou tirar uma sujeira. O Sangue de Cristo tirou os pecados
que nos alienaram de Deus. Verifique Rm 3,25; Hb 9,22; e em Gl 1,4, Paulo diz: “O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai”.
– REDENÇÃO: É conseguir a liberdade de um escravo. Recebemos um novo estado de nobreza. Deus é nosso Goél: cf. 1Cor 7,20-22; Rm 8,19-22; 1Cor 6,20, e Ef 1,14 diz: “O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
– LIBERDADE: é resgate, algo fundamental para um cidadão. Jesus concedeu-nos liberdade. Somos livres de nossos pecados e compulsões. Somos livres para servir e amar nosso próximo. Veja 2Cor 3,17; Gl 2,4 e 5,1 e 5,13; e Rm 6,20.
– SANTIFICAÇÃO: Existem coisas consagradas, dedicadas ao Deus: 1Cor, 30; 1Ts 4,7; 1Cor 6,11. Estamos sendo chamados a ser santos: Rm 1,7, 1Cor 1,2.
– TRANSFORMAÇÃO: “Todos nós … estamos sendo transformados na mesma imagem de Gloria à Gloria” :2Cor 3,18. Paulo diz que o Senhor “transformará nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”: Fl 3,21.
– NOVA CRIAÇÃO: Adão era o protagonista da criação original, mas pelo seu pecado o pecado e a morte entraram no mundo. Em Cristo, o novo Adão, a humanidade foi recriada. Veja Rm 5,12-21. Em Rm 6,4, Paulo escreveu: De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Cf. Gl 2,20 e 6,15; 1Co. 15,45 e Rm 8,29.
– GLORIFICAÇÃO: “Doxa” é uma palavra grega usada muito nas traduções do
Novo Testamento. “O ressuscitado glorifica os seus discípulos”: Cf. Rm 8,30;
Cl 1,13; 2,12.
Meu desejo é que este pequeno artigo desperte interesse e entusiasmo para ler os textos de São Paulo, meditando e rezando a doutrina que tem sido tão importante na formação de nossa fé.
http://www.redemptor.com.br/
http://www.redemptor.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.