Nº 0092 30/09/2010
0413. Evangelho de quinta-feira (30-09-2010) - 1ª leit Jó 19, 21-27; Sl 26; Lc 10, 1-12 - O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.
Recadinho: Paz a esta casa! Que privilégio grande Deus nos dá: sermos portadores de paz! Mas ela não vai numa bagagem de mão, não vai em malas, em caixas ou caixotes! Ela vai no coração e de coração para coração é que é transmitida! Leve-a sempre consigo.
0414. Dia das Crianças - O dia delas, no Brasil, coincide com a festa de N. Sra. Aparecida, 12 de outubro. Em homenagem a elas, voltamos hoje ao Papa. No dia 16 de outubro/2005, na Praça de São Pedro, em Roma, Bento XVI encontra-se com crianças que se preparavam para a primeira comunhão. O programa foi o seguinte: primeiro o Papa respondeu a algumas perguntas de algumas crianças. Depois, todos participaram de meia hora de adoração eucarística.
Um menino lhe perguntou: “Minha catequista me disse que Jesus está presente na Eucaristia. Mas como? Eu não o vejo!” Respondeu o Papa: “Sim, não o vemos, mas há tantas coisas que não vemos e que existem e são essenciais. Por exemplo, não vemos nossa razão. Mas temos a razão”.
O Papa ajoelha-se diante da Eucaristia. Todos olham para além do Papa, para onde ele olha. Durante uma hora, a atenção de uma multidão muito especial, cem mil crianças, permanece atenta.
0415. Ratzinger professor - Dois anos atrás foi publicado um livro com este título. Livro de Gianni Valente, abordando o tempo em que nosso Papa foi estudante e depois professor (1946 - 1977). Ele sempre atraia a atenção de seus alunos. Como? Quem conta é um seu ex-aluno: “Lia o texto de suas aulas para sua irmã Maria, na cozinha. Ela era muito inteligente, mas não tinha estudado Teologia. Se sua irmã gostava, para ele era sinal que a aula estava boa”. Um outro ex-aluno seu conta: “As salas onde ele lecionava estavam sempre abarrotadas de ouvintes. Os estudantes gostavam muito dele. Tinha uma linguagem bela e simples, a linguagem de um que crê e vive o que ensina!”
0416. Dos Leitores - Bento XVI - Alegra-me ver o que ‘Vivências’ fala sobre Bento XVI. Lembro-me do enorme ponto de interrogação no rosto de muitos dentro da Igreja, de críticas e de insinuações maldosas, quando de sua eleição para substituir João Paulo II. Minha resposta a todos - na ocasião escrevi um artigo a respeito - era que teríamos surpresas vindas desse Papa. Se acreditamos que sua escolha foi obra do Espírito Santo, não podemos de fato pensar de modo diferente. Um abraço. Antônio Bicarato, São José dos Campos (SP).
Agradeço as suculentas mensagens e... principalmente a sobre Bento XVI e João Paulo II. Vou usar como exemplo de missionários, na novena de Aparecida. Grato! P. Alberto Pasquoto, Aparecida (SP).
Penso que o grande sucesso de Bento XVI seja a maneira simples como coloca não a sua pessoa no centro de tudo, mas algo maior que ele e que está no coração de nossa fé: a figura de Cristo, o Redentor. Ele não busca aparecer, apesar de ter posição de tanto destaque em nossas vidas! Grato pela página que nos leva a refletir bastante. Justino da Silveira, Porto Alegre (PA).
“Tiro o chapéu” para Bento XVI”. Joaquim Resende, Rio de Janeiro (RJ).
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.