
Nº 0085 23/09/2010
0383. Evangelho de quinta-feira (23-09-2010) - 1ª leit Ecl 1, 2-11; Sl 89; Lc 9, 7-9 - O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
Recadinho: Herodes não se conformava ouvindo tudo o que falavam de Jesus! O Evangelho incomoda! Incomodam os que falam do Evangelho! Ajude a incomodar o mundo, nosso mundo pagão!
0384. Um testemunho para os jovens de hoje! - Por ocasião dos preparativos da beatificação de Chiara Luce Badano, em Roma, que se dará amanhã, 25 de setembro/10, Dom Piergiorgio Micchiardi, bispo da diocese de Acqui, situada na região de Piemonte, ao norte da Itália, garantiu que o testemunho da jovem, que faleceu aos 19 anos de idade, “é significativo, em particular para os jovens. A santidade é necessária principalmente hoje. É preciso ajudar os jovens a encontrarem uma orientação, um objetivo, a superarem as inseguranças e a solidão, os enigmas frente aos fracassos, à dor, à morte e a todas as inquietudes! É surpreendente este testemunho de fé, de fortaleza, por parte de uma jovem de hoje! Ele comove e incentiva muitas pessoas a mudarem de vida!”
0385. Beato John Henry Newman, um exemplo -Muitas palavras poderiam se usadas para definir este homem que viveu de 1801 a 1890, na Inglaterra. O papa Bento XVI definiu o cardeal e grande teólogo, beatificado por ele no domingo passado, como “doutor da Igreja” e “ponte entre anglicanos e católicos”. Disse o Papa: “Newman é um homem moderno, com todas as dúvidas e os problemas do nosso ser de hoje; um homem de grande cultura, com conhecimento dos grandes tesouros da cultura da humanidade e de vida espiritual com Deus”.
Um homem que “a vida toda esteve em caminho, em caminho para deixar-se transformar pela verdade, em uma busca de grande sinceridade e disponibilidade, para conhecer, encontrar e aceitar o caminho rumo à verdadeira vida”. Demonstrou “não uma fé em fórmulas de um tempo passado, mas uma fé sumamente pessoal, vivida, sofrida, encontrada em um longo caminho de renovação e de conversões".
0386. Formação de Leigos - Os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil denominados Leste 1 (Rio de Janeiro), Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) e Sul 1 (São Paulo), reuniram-se em Belo Horizonte (MG), nos dias 15 e 16 de setembro/10, para um “Seminário Macrorregional”. Promovido pela Comissão Episcopal pastoral para o Laicato da CNBB, contou com a participação de cerca de 70 pessoas, padres, religiosos, leigos, responsáveis e docentes que trabalham com a formação para o laicato e cursos de teologia.
O encontro apresentou indicativos para as Diretrizes de Ação Evangelizadora. Falou Geraldo Aguiar: “Queremos socializar os resultados do levantamento sobre a formação para o laicato e dos cursos de teologia para os leigos realizados junto às arquidioceses e dioceses; queremos contribuir na elaboração destes indicativos básicos e nos cursos para os Leigos, além de proporcionar a troca de experiências”.
0387. Missionárias brasileiras para o Haiti - “Solidariedade entre a Igreja no Brasil e no Haiti” é o nome do projeto missionário assumido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cáritas Brasileira e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). É a primeira vez que a Igreja no Brasil envia uma comunidade missionária para o Haiti. Depois de três meses de preparação de um Curso Missionário “Ad Gentes” (Além-Fronteiras), agora, no dia 13 de setembro/10, três irmãs foram enviadas para o Haiti. Elas pertencem a três congregações: Maria Aparecida dos Santos, da Congregação Pequenas Irmãs da Divina Providência; Maria Aparecida da Silva Viana, da Providência de Gap.; e Maria Marcelina Xavier, do Instituto Pias Mestras Vinerini. O grupo “será uma ponte de comunicação, uma base do Brasil no Haiti, uma ação solidária da Igreja no Brasil voltada totalmente para aquele povo”. Será uma “presença solidária, acolhedora e evangelizadora, colaborando na reconstrução e na vigilância por condições dignas para a população. O Projeto quer ter como protagonistas os próprios haitianos, visando garantir ações continuadas e efetivas”, destacou P. José Altevir, assessor do Curso Missionário.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.