
Nº 0080 18/09/2010
0360. Evangelho de sábado (18-09-2010) - 1ª leit 1Cor 15, 35-37. 42-49; Sl 55; Lc 8, 4-15 - Reuniu-se uma grande multidão e, de todas as cidades, iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando, não vejam, e ouvindo, não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.
Recadinho: Não há o que explicar! A semente da Graça de Deus foi lançada em nosso coração. Agora é saber ouvir, com coração bom e generoso, e fazer a Palavra de Deus produzir frutos!
0361. “Revista de Aparecida” - setembro/10 - Esta edição circula com uma tiragem de 612.000 exemplares. Tem como tema central o Mês da Bíblia, celebrado em todo o Brasil em setembro. Uma matéria lembra que no próximo mês é a Festa da Padroeira. Há uma entrevista com dois enfoques: tratar da “melhor idade” e discorrer um pouco sobre o “Caminho da Fé”, de Águas da Prata (SP), ao Santuário Nacional. Outra matéria leva o leitor a refletir sobre obras de misericórdia e uma aborda o “Bullyng, uma tortura psicológica e social”. Seguem outros temas como: “A audácia da fé”, com histórias da mesma e seus milagres, e “Nos passos de Maria”. A Revista convida-nos a rezar pelos governantes e pela política, de modo particular em tempo de eleições! São apresentadas também informações sobre o “Santuário em ação”. Em Liturgia o tema é “A Mesa do Altar”; em Moral, o “Crescei e multiplicai-vos”. Fala-se também de missionários e do P. Vítor Coelho de Almeida. Presentes as novas mídias, a juventude, a Campanha dos Devotos e seus representantes. Há também receita e poema de devotos. Há um resumo do Evangelho de cada dia do mês, com breve oração.
0362. “Revista Devotos Mirins” - setembro/10 - Com tiragem de 105.000 exemplares, é também uma revista da Campanha dos Devotos voltada, esta, para o público infantil. O número de setembro fala do Mês da Bíblia; apresenta cartinhas de leitores mirins, fotos e também desenhos; e aborda os preparativos para a Festa da Padroeira. Passa depois a apresentar passatempos, fala de eleições e da primavera, concluindo com instruções de como assistir TV.
0363. Dia do Perdão - Yom Kipur - Ontem (17), às 18h30, ao por-do-sol, começou para os judeus o Yom Kipur (Dia do Perdão), que terminará por volta das 18h30 de hoje (18), após o por do sol. Durante este tempo, os judeus fazem jejum completo, com preces e pedido de perdão ao Senhor pelos erros cometidos durante o ano anterior, que para eles foi o ano 5770. Eles pedem para que Deus os inscreva no ‘Livro da Vida’, para mais um ano de paz, saúde e prosperidade não só para eles, mas para toda a humanidade.
Escreve Jonathan Sacks, rabino-chefe da Inglaterra: “A vinda do Ano Novo Judaico, que celebramos por um período de seis dias, é o toque de despertar soado por Deus e sua maneira de nos perguntar: "Você sabe que horas são? A vida que Eu lhe dei, como você a tem usado? Para si mesmo, ou para o próximo? Para ferir ou para curar? O que fez com o ano que Me pediu doze meses atrás? Qual será sua ‘anotação’ no ‘Livro da Vida’?"
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.