
Nº 0078 16/09/2010
0350. Evangelho de quinta-feira (16-09-2010) - 1ª leit 1Cor 15, 1-11; Sl 117; Lc 7, 36-50 - Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus pôs-se à mesa. Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre”! “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.
Recadinho: Os pecados de quem mostra muito amor, serão perdoados! Resta sempre, porém, entender bem em que consiste o verdadeiro Amor!
0351. França veta o uso de véus islâmicos integrais - Nesta quarta-feira (14), por 246 votos a 1, o senado francês aprovou o veto ao uso de véus islâmicos integrais, denominados “burca” e “nicab”, que cobrem todo o rosto da mulher. A maioria dos senadores da oposição, em protesto, se absteve. A lei já tinha sido aprovada pela Câmara no dia 13 de julho/10. Os opositores ao projeto têm dez dias para recorrer à medida no Conselho Constitucional, mas analistas acham que é improvável que isso ocorra e acham também que o presidente Nicolas Sarkozy deve sancionar a lei.
Os que defendem a nova lei o fazem frisando que ela “garante a igualdade entre os sexos, aumenta a segurança e a dignidade da mulher e reflete os valores seculares da república francesa”. "O véu integral coíbe a individualidade da pessoa dentro da comunidade", disse a ministra da Justiça francesa, Michele Alliot-Marie, frisando que “o veto não tem nada a ver com religião” e que “o véu desafia o modelo de integração baseado na aceitação dos valores da nossa sociedade".
0352. Véus islâmicos 02 - Líderes muçulmanos franceses acreditam que a nova lei sobre veto a uso de véus islâmicos pode elevar o risco de islamofobia no país. O projeto proíbe o uso de véus que cobrem o rosto da mulher nas ruas e em edifícios públicos. O veto deve afetar cerca de 2 mil mulheres e entrará em vigor após seis meses da sanção da lei. Neste período, a nova legislação será explicada à população.
A França tem a maior comunidade muçulmana da Europa Ocidental, com 5 milhões de fiéis. O uso de véus é comum entre mulheres imigrantes que vivem na periferia de grandes cidades, como Paris. O islã já é a segunda maior religião do país, atrás do catolicismo.
Existem diversos tipos de véus islâmicos: o “nicab” esconde todo o rosto da mulher, deixando à vista apenas os olhos; a “burca” é uma veste que cobre todo o corpo feminino; o “chador” e o “hijab” ocultam apenas o cabelo e o pescoço.
0353. Muçulmanos - A palavra árabe “muçulmano” significa literalmente “alguém que está em estado de Islã (=submissão à vontade e lei de Deus)”. Mais de 80% dos muçulmanos do mundo não são árabes, embora a maioria dos árabes seja muçulmana. Há árabes que são cristãos, judeus e ateus. Os muçulmanos vêm de raças, grupos étnicos, culturas e nacionalidades diferentes. A palavra “Allah” é simplesmente a palavra árabe para “Deus Todo-Poderoso” e é a mesma palavra usada por cristãos e judeus que falam árabe.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.