Nº 0068 06/09/2010
0311. Evangelho de segunda-feira (06-09-2010) - 1ª leit 1ºCor 5, 1-8; Sl 5; Lc 6, 6-11 - Foi num dia de sábado. Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” Então, Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
N.R.: Fariseus e mestres da Lei ficaram com raiva de Jesus! No entanto, o que dá raiva é a dureza de coração deles! O que nos deixa triste é a maldade que muitas vezes está dentro de nosso coração!
0312. Congresso Vocacional reúne 400 pessoas - Teve início no dia 3 e se encerra amanhã, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), um Congresso Vocacional que está tratando da Animação Vocacional no Brasil. Celebrando a caminhada vocacional da Igreja no Brasil, ele se inspira no Sínodo sobre a Palavra de Deus, realizado em Roma, em 2008, e também no documento da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, que foi realizada em Aparecida (SP), em 2007. Seu tema é: “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”. Três tópicos estão se destacando no congresso: o primeiro, apresentado pelo teólogo P. Agenor Brighenti, tratou de “Vocações no atual contexto socio-cultural e eclesial”; o segundo, apresentado pelo teólogo P. João Batista Libânio, tratou da “Teologia do discipulado e da missão”. Hoje P. Gilson Maia fala sobre “Questões práticas”.
O 1º Congresso Vocacional do Brasil foi realizado em 1999, com o tema: “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio”; o 2º realizou-se em 2005, com o tema “Igreja, povo de Deus a serviço da vida”.
0313. “Grito dos Excluídos” em favor da vida - Amanhã (7), Dia da Independência, é realizada a 16ª edição do “Grito dos Excluídos”, com o tema “Vida em primeiro lugar”, e o lema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”.
O primeiro “Grito”, proposto pelo “Setor de Pastoral Social” da CNBB, ocorreu em 1995, ano em que a Campanha da Fraternidade tratou dos Excluídos. No mesmo contexto, surgiram outras iniciativas como o “Grito da Amazônia” e o “Grito da Terra”.
Um dos objetivos do “Grito” deste ano é “denunciar as formas de injustiças promovidas pelo sistema capitalista implantado em nosso país, que causa a destruição e a precarização da vida do povo e do planeta”. Seu tema visa os direitos essenciais em favor da vida. O lema busca os direitos básicos assegurados pela Constituição Federal, principalmente saúde, segurança, educação e lazer.
Neste ano o “Grito dos Excluídos”, que é promovido em todo o Brasil, realiza-se em conjunto com o Plebiscito pelo Limite de Propriedade da Terra.
0314. Encontro de Comunicação - De 7 a 10 de setembro/10, em Buenos Aires, Argentina, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participa do Encontro dos Responsáveis das Comissões de Comunicação das Conferências Episcopais do Cone Sul. Será analisada a realidade da comunicação no Cone Sul, serão aprofundados os desafios no que diz respeito ao Projeto Missão Continental e também se refletirá sobre a possibilidade de implantar iniciativas para que a evangelização seja melhor difundida pelos diversos meios de comunicação. Importante será a troca de experiências. No Brasil, por exemplo, temos muitas TVs, rádios, sites de internet e estudos referentes à área.
0315. Festival de Música e Poesia - Encerraram-se ontem (5) as inscrições para o 1° Festival Nacional de Música e Poesia “A Cor da Juventude”, promovido pela Pastoral da Juventude (PJ). O concurso estava com suas inscrições abertas para qualquer pessoa, grupo ou banda que defenda o direito à vida da juventude. Para participar era preciso fazer um cadastro no site do Festival e gravar um vídeo com a execução de sua música ou declamação da poesia com o tema “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.