Nº 0064 02/09/2010
0295. Evangelho de quinta-feira (02-09-2010) - 1ª leit 1Cor 3, 18-23; Sl 23, 1-6; Lc 5, 1-11 - Jesus estava na margem do lago de Genesaré e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
N.R.: Aceitemos o convite do Mestre: Avancemos para águas mais profundas! Olhemos ao nosso redor! Demos nossa resposta de fé! Tenhamos coragem e o Reino de Deus será também nosso!
0296. México: Igreja pede justiça para imigrantes - Após o recente massacre de 72 pessoas assassinadas no Estado de Tamaulipas, no México, os bispos mexicanos pediram justiça e respeito para os imigrantes, seja qual for a origem deles. "É um fato lamentável que não pode ficar impune, nem com resoluções imediatistas, nem com explicações de curto alcance por parte daqueles que procuram a justiça em nosso país", afirmou Dom Víctor René Rodríguez Gómez, bispo auxiliar de Texcoco, secretário-geral da Conferência do Episcopado Mexicano. "Esse massacre nos enche de dor, de preocupação e indignação pela ferocidade com que o crime organizado age, enquanto os diversos níveis de governo, com muitos esforços, nem sempre com os resultados que a sociedade gostaria de ver, buscam conter esta onda de violência e insegurança que açoita nossa pátria."
As vítimas eram de países do Centro e da América do Sul, que viajaram ao México para cruzar a fronteira até os Estados Unidos, pagando previamente a máfias de tráfico de imigrantes. Dom Faustino Armendáriz, bispo da diocese de Matamoros, onde ocorreram os fatos, sugeriu orações "pedindo ao Senhor das nossas vidas que acolha esses irmãos que morreram assassinados e console seus familiares".
0297. Falta testemunho de católicos na vida pública! - O alerta é válido principalmente para nós no Brasil! Mas foi dado no Chile, por Dom Alejandro Goic Karmelic, bispo de Rancagua e presidente da Conferência dos Bispos. O Chile está celebrando seu bicentenário e, neste e no contexto do mês da solidariedade, o bispo alertou: “Fazem falta cristãos leigos que sejam capazes de dar testemunho de sua fé na cultura, política, comunicação e em outros âmbitos da vida pública!”
Frisou: “Minha fé é minha vida e minha vida é minha fé, pois a fé é um projeto de vida. A fé não pode permanecer no âmbito da vida privada, pois ela tem a ver com todas as realidades temporais do ser humano. Trata-se, claramente, de uma dimensão social”. “É urgente que nas dioceses haja organismos especializados com leigos preparados para gerar o diálogo fé-cultura e a defesa da dignidade humana do homem e da mulher, colocando a caridade a serviço da inteligência”.
“Nos meios de comunicação, a presença mais importante não está em programas de caráter religioso, mas em alcançar uma presença natural nos relatos populares e nas narrativas da mídia que alimentam os mitos e os valores da cultura... com a necessária habilidade e criatividade do jornalista cristão, que deve destaca os valores do Evangelho”. E no âmbito político, “há a necessidade da educação cívica, especialmente dos jovens, servindo ao bem comum, em especial dos mais pobres, pois a política depende em boa medida da justiça social e da paz e da promulgação de leis respeitosas da dignidade humana. É aqui que o cristão está chamado a ser testemunho de Cristo”.
APOIO: Sinos e Matusalém -Técnica e montagem de sinos. Reparos em sistemas, Campanários e Relógio de Torre. Instalação de Painel Eletrônico (Tecnologia Européia). Fundição e Refusão de Sinos. Fax (34)3313 1750; cel (34)9917 1488; (34) 3076 4484.
Rua Ovídio Nogueira, 101 Cep: 38081-240 -Uberaba (MG) sino@sino.com.br
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.