Nº 0063 01/09/2010
0290. Evangelho de quarta-feira (01-09-2010) - 1ª leit 1Cor 3, 1-9; Sl 32, 12-5. 20-21; Lc 4, 38-44 - Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. E pregava nas sinagogas da Judeia.
N.R.: Com seus milagres, Jesus atraia multidões! Mas o que ele queria era levar seus ouvintes a buscar acima de tudo o Reino de Deus. Testemunhamos tantos milagres! E temos tantas dificuldades e colocamos tantos obstáculos à fé!
0291. Setembro, Mês da Bíblia - Anualmente é tradição a Igreja Católica no Brasil reservar um mês todo especial para a Bíblia Sagrada. A palavra ‘bíblia’ significa ‘livros’. Tais livros foram escritos em épocas diferentes, por autores diferentes, sob a inspiração direta de Deus. Compreendendo 73 livros, ela divide-se em duas partes desiguais: o Primeiro Testamento (com 46 livros) e o Segundo Testamento (27 livros). Testamento significa “aliança”. Quer indicar a relação de Deus com seu povo. Há uma “primeira aliança” e uma “segunda aliança”. Cada livro é dividido em capítulos e os capítulos em versículos. É, sem dúvida, o livro mais lido no mundo.
Na Bíblia encontramos tudo o que precisamos sobre o Homem e sobre Deus. Encontramos sentido para tudo. Ela propaga os ensinamentos daquele “cuja voz nunca mais se calaria”: Jesus, o Cristo.
Quanto ao valor da Bíblia, a Igreja Católica sempre afirmou que seus autores foram inspirados e dirigidos por Deus.
0292. Bíblia 02 - O ‘Mês da Bíblia’ - Celebrado no Brasil todos os anos em setembro, teve seu início em 1971, em Belo Horizonte (MG), por ocasião do 50º aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte. A partir daí, a Igreja procurou sempre ressaltar a importância da leitura, do estudo e da oração com e a partir das Sagradas Escrituras. Houve um crescimento muito grande da Pastoral Bíblica. Neste 2010, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética e as instituições bíblicas do Brasil apresentam para o Mês da Bíblia o estudo e a meditação do Livro de Jonas, buscando ressaltar a importância da evangelização e da vivência da missão na cidade. Neste mês, nós do ‘Vivências’, vamos nos centrar na singela mensagem que nos dá Jonas ao definir Deus como “aquele que é lento para a ira e rico em misericórdia e bondade!” Veja em nosso site um PPS e um e-book sobre o tema. O livro é simples, curioso, com muito diálogo apesar de constar de apenas... 4 brevíssimos capítulos!
0293. Bíblia 03 - Jonas - Jonas é um profeta muito conhecido e popular. Ele próprio relata que foi chamado por Deus e mandado a Nínive para pregar a penitência, mas ele desobedece e foge, embarca em Jope e se dirige a Társis. Durante a viagem, surge uma grande tempestade e, para aplacá-la, é lançado ao mar, onde é engolido por um peixe que o vomita na praia após três dias. Deus, então, lhe repete a ordem e desta vez ele obedece, vai a Nínive, prega, e a cidade se converte, obtendo o perdão dos pecados. Com este fato, Jonas compreende que Deus tem compaixão também dos pagãos.
0294. Bíblia 04 - O Livro de Jonas - Foi escrito por volta do ano 400 a.C. É de caráter religioso, mas tem muito humor. De fato faz rir! O autor não quer apresentar um fato histórico, mas uma parábola, com fim didático, para ensinar que a misericórdia de Deus é livre e nós não a merecemos. Essa parte do livro é muito bela. Resume o pensamento do povo do Primeiro Testamento e faz uma ponte, unindo os dois Testamentos: o Primeiro e o Segundo. Mostra que Deus é Deus de todos e a todos envia profetas para os converter. Deus não é um Deus nacional, mas o Deus de toda a humanidade. É um Deus imprevisível que muda suas decisões a partir das decisões do próprio ser humano. Acima de tudo, ele é o Deus da vida e quer que todos se convertam para que tenham vida. - Um conselho? Leia o livro!
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.