PADRE LUÍS KIRCHNER CSsR
O outro dia estava lendo um trecho do Antigo Testamento, e fiquei com medo. O texto vem do Profeta Isaias. É difícil imaginar como algo escrito mais de 2.500 anos atrás possa chegar até hoje com uma mensagem ameaçadora.
A leitura é sobre uma vinha. Encontra-se o texto completo em Is 5,1-7. Alguém plantou uma vinha numa terra fértil. Fez muitas coisas para garantir o sucesso da obra. Colocou uma cerca a redor para protegê-la. Tirou as pedras e trouxe as melhores vides que poderia encontrar. E bem no meio da vinha, construiu um lagar. Com satisfação, terminou o trabalho com esperanças de uma boa safra, com uvas boas.
Ao voltar mais tarde, só encontrou uvas bravas. E ele mesmo ficou bravo! Tanto esforço e trabalho, e as malditas plantas não renderam nada de valor. Um investimento perdido. Sentiu-se traído pelas vides. Que ingratidão!
O que o dono da vinha fez? Derrubou a cerca, deixando livre acesso para qualquer homem ou animal, para entrar e pisar. Transformou a área num campo de pasto. Sem o muro, espinheiros tomaram conta de tudo, e até rezaram a Deus que as nuvens não dessem chuva.
Depois o Profeta explica o que está por detrás desse exemplo. As uvas são as obras dos moradores de Jerusalém, que Deus tratou com tanto amor e carinho. Mas as pessoas foram ingratas. Isaias diz que Deus considerou o povo de Jerusalém como planta abençoada, e só encontrou opressão e injustiças.
Ao aplicar esta mensagem ao mundo de hoje, o que podemos dizer a respeito das “laranjas” e “pizzas” da historia? E agora, uma ala do P. T. quer expulsar os membros que estão a favor da vida e contra o aborto? Depois de tanta luta e dificuldades para garantir direitos humanos e liberdade, como é que um partido pode mudar e trair seus princípios?
Eis a minha preocupação e medo. Para onde estamos caminhando? O que se pode esperar no futuro? Quais outras surpresas? O homem moderno e secular pensa que pode brincar com coisas sérias, e que Deus não se sente insultado e zombado?
O Salmo 5 fala a respeito de Deus:
Tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade,
nem contigo habitará o mal.
Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos;
detestas a todos os que praticam a maldade.
Destróis aqueles que proferem a mentira;
ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina”.
Ou, como reza o Salmo 24:
Quem subirá ao monte do Senhor,
ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração;
que não que não entrega a sua alma à vaidade,
nem jura enganosamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.