Cinco missionários compõem a equipe paroquial que é responsável pelas 26 Comunidades... mais de 40 bairros... com uma população de 60.000 habitantes. São eles: Pe. Bariani (93 anos), Pe. Paim (pároco, com 61 anos), Pe. Maurício (61 anos), Pe. Carlos (superior da Comunidade Religiosa, 43 anos) e Pe. Manoel (42 anos).
Agora em setembro acontece a festa da Padroeira Nossa Senhora da Guia, no Parque Buriti
Maria, ensina-nos a fazer a vontade do Pai
Hoje em dia as pessoas instigadas pela sociedade capitalista consumista e pelos meios de comunicação, são levadas a entender de maneira errada que o mais importante é a pessoa fazer a sua vontade, atender suas necessidades individuais, criando uma mentalidade egoísta, voltada apenas para o prazer e para o material
Pe. Mário Rodrigues Paim CSsR – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia – Vicariato de Trindade – Arquidiocese de Goiânia
Mais uma novena e festa de Nossa Senhora da Guia. É a terceira como Paróquia. É com alegria que percebemos como vai dando bons passos e tomando forma como um corpo a nossa Paróquia. Nesses três anos o Pe Fábio elaborou o tema geral e os temas de cada dia da novena.
No primeiro ano, em 2008 na Rede de Comunidades, nos preparando para ser Paróquia, refletimos e meditamos muito sobre o que é ser Paróquia, a partir do Documento de Aparecida. Foi muito oportuno o tema: Paróquia, lugar de comunhão e participação para a missão. Em cada noite celebramos um aspecto do tema dentro das nossas necessidades de comunhão e participação para a missão. E assim ficou, como podemos relembrar: Paróquia, lugar de encontro com Jesus, de conversão, para o discipulado, para comunhão, para a missão, onde se cultiva a dimensão humana e comunitária do cristão, a dimensão espiritual, intelectual da fé, a dimensão pastoral e missionária, enfim, na Paróquia, somos todos Povo de Deus, discípulos missionários a serviço da Vida.
No segundo ano, o tema foi: Jesus nos envia com Maria em missão. Foi uma retomada do primeiro ano, dando mais um passo destacando a importância da vivência cristã na Comunidade para que como Maria e com Maria realizar a missão de Evangelizar.
Neste ano de 2010, o tema é muito sugestivo: Maria, ensina-nos a fazer a vontade do Pai. Precisamos aprender muito com Maria para fazermos a vontade do Pai. Hoje em dia as pessoas instigadas pela sociedade capitalista consumista, através dos meios de comunicação, são levadas a entender de maneira errada que o mais importante é a pessoa fazer a sua vontade, atender suas necessidades individuais, criando uma mentalidade egoísta, voltada apenas para o prazer, o material, satisfazendo o seu ego, mesmo que isso deixe Deus, as pessoas e a Comunidade de lado. O sonho de muita gente é Deus fazer a sua vontade. É a Comunidade fazer o que ela quer, ou então abandona. Na teoria não é assim, mas na prática é o que mais acontece.
Resumindo: no 1º. ano celebramos Paróquia como espaço para viver e crescer em comunidade para se evangelizar e evangelizar a sociedade, o mundo.
No 2º. ano, como Paróquia, somos enviados a evangelizar com Maria.
E neste 3º. ano com o tema ”Maria ensina-nos a fazer a vontade do Pai”, ficou mais claro como Comunidade,Paróquia, Povo de Deus, fazer a vontade de Deus. E assim cada noite da novena, aprendendo com Maria, a estrela da Evangelização a acolher e seguir Jesus, continuando a sua missão no mundo. Para isso o “sim” ao Pai deve ser livre, assumir a Cruz e ser fiel como Cristo, tendo a atitude do Pai Eterno: ver as pessoas e mundo com perdão, bondade, amor, e ser misericordioso. Tudo isso vivido na Comunidade experimentando e anunciando o perdão e o amor do nosso Deus.
Que Maria nesta novena e festa nos guie até Jesus, nos ajudando a fortalecer a nossa fé, animar a nossa esperança e a nos enraizar na sabedoria amorosa da vontade do Pai. O segredo é: “tudo com Jesus e por Jesus e nada sem Maria, a Senhora da Guia”.
Fonte: O Rapidinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.