Nº 0055 24/08/2010
0261. Evangelho de terça-feira (24-08-2010) - 1ª leit Ap 21, 9b-14; Sl 144; Jo 1, 45-51 - Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas escreveram: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
N.R.: Jesus nos questiona de vários modos, para nos incentivar na caminhada, levar-nos a compreender que ele nos fala ao coração. Seguindo seus passos, seremos recompensados.
0262. Família e Política - Neste tempo de eleições civis no Brasil, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, pede que os eleitores tenham atenção aos projetos e à ideologia dos partidos dos candidatos em que pretendem votar e sugere a criação de um Ministério voltado para a família. É claro que votamos em candidatos, mas quem dita as regras é o partido! “Qual é a ideologia do partido e sua proposta para o exercício do poder? As diferenças entre os partidos e os candidatos aparecem especialmente nas políticas públicas que desejam desenvolver”, lembra o cardeal, ressaltando que, entre os temas de grande importância que os eleitores devem levar em conta ao avaliar o seu voto, está a questão da família. Surgem graves males na sociedade e estudos sociológicos têm demonstrado que a origem destes males é a ausência da família, ou a impossibilidade de ela cumprir sua missão.
0263. Família e Política 02 - Frisa o cardeal dom Odilo que “quando um governo descuida e desprotege a família, deixa uma herança pesada de problemas à sociedade e chama a si muitas responsabilidades que poderiam ser bem melhor assumidas pela família, que tem um papel social insubstituível”. A família “merece toda a atenção dos governantes e legisladores. Não seria hora de ter no Governo brasileiro um Ministério voltado para as questões da família?” Ela “precisa de políticas públicas para o acesso à moradia digna, alimentação e educação de qualidade”. “O trato privilegiado da saúde materna e infantil seria um investimento de elevado retorno social; a adoção poderia ser mais incentivada; a educação sexual não deveria ser desvinculada da formação para atitudes éticas e socialmente responsáveis, nem dos valores do casamento e da família bem constituída, condições para acolher bem os novos brasileirinhos”.
0264. Família e Política 3 - Questões para os candidatos - Dom Odilo Scherer lembra que uma “questão espinhosa para os candidatos é o pleno respeito à dignidade da pessoa e à sua vida em todos os momentos do existir”. “Questões como o aborto, a eutanásia, a manipulação de seres humanos nas pesquisas científicas, acabam sendo evitadas, ou tratadas de maneira evasiva: ‘Vamos tratar disso como questão de saúde pública...’ ‘Vamos submeter a um plebiscito...’” “O direito à vida não pode ser submetido ao arbítrio da maioria! O aborto deveria, sim, ser tratado como questão de saúde pública, mas para melhor proteger a vida dos nascituros contra toda agressão, amparar as gestantes, dando-lhes condições de levar a gravidez até o fim e de dar à luz com dignidade a seus bebês”, afirma.
Destaca o arcebispo que é “inútil abrandar as coisas com conceitos como ‘despenalização do aborto’ ou ‘antecipação do parto’. A crua realidade não muda e o aborto voluntário é sempre a supressão direta da vida de um ser humano”. Dom Odilo se dirige os candidatos aos cargos de deputado federal e senador: se eleitos, terão a responsabilidade de fazer leis sobre essas questões. “Suas posições e as de seus partidos sobre o assunto são conhecidas? Os eleitores têm o direito de saber, para votar conscientemente”, insiste.
0265. “Comunicadores no mundo digital: motivações e desafios” - Com este título, de 5 a 7 de novembro/10, haverá o 16º Encontro de Comunicação em Sorocaba (SP), promovido pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB. É dirigido a agentes e profissionais da área. (Mais informações: tel (11) 3253 6788 ou e-mail: cnbbs1@cnbbsul1.org.br)
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.