Nº 0029 29/07/2010
0138. Evangelho de hoje (29-07-2010) - 1ª leit 1Jo 4, 7-16; Sl 33; Jo 11, 19-27 - Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria, para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Jesus lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
0139. Olhares voltados para o Haiti - Reunidos em Bogotá, na Colômbia, na sexta-feira, 23, na sede do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), os presidentes das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe ratificaram seu apoio e ajuda à Igreja no Haiti. O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, participou da reunião, que foi convocada pelo Celam. Os bispos aprovaram uma declaração, assinada pela Presidência do Celam, em que assumem compromissos como dar bolsas para os estudos dos seminaristas haitianos e prever recursos para a reconstrução de seminários, igrejas e centros de formação dos leigos. O Celam será o interlocutor da ajuda à Igreja no Haiti.
0140. Solidariedade da América Latina e Caribe - Os presidentes das Conferências Episcopais da Igreja Católica da América Latina e do Caribe, convocados pela Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), a pedido da Conferência Episcopal do Haiti, se reuniram em Bogotá (Colômbia) com o presidente da Conferência Episcopal do Haiti, dom Louis Kébreau, arcebispo de Cap-Haitien. O terremoto de 12 de janeiro de 2010 não somente moveu fisicamente a terra e foi causa de dor e dano para pessoas concretas, mas tem sido também uma chamada de atenção para a própria Igreja no Haiti e, a partir dela, para a Igreja que peregrina na América Latina e Caribe.
0141. O Haiti não ficará esquecido! - Em documento divulgado no dia 23 de julho/10, dizem nossos bispos: “Passados seis meses em que os irmãos do Haiti têm recebido apoio de muitos países e da Igreja na América Latina, que tem permitido socorrer às primeiras e mais urgentes necessidades, temos conversado sobre uma indispensável segunda etapa. Não podemos esquecer este país irmão, a quem, uma vez mais, manifestamos nossa proximidade e solidariedade. Haveremos de, com eles, olhar para frente”.
0142. Assumindo tarefas - Discutindo o assunto, A Igreja na América Latina e Caribe está assumindo propostas que foram expostas por dom Louis Kébreau, em nome da Igreja no Haiti, enriquecidas pelo diálogo fraterno com os presidentes das Conferências Episcopais presentes na reunião. Resumidamente, são as seguintes:
1. Transmitir informação oportuna e atualizada para continuar a promoção de ajuda humanitária.
2. Facilitar oportunidades para a formação de agentes (presbíteros, seminaristas e leigos).
3. Outorgar bolsas para seminaristas e para a formação permanente de sacerdotes.
4. Priorizar algumas intervenções mais urgentes e prever os recursos necessários para a construção dos seminários, templos, centros de saúde e centros de formação para leigos.
Nossos bispos colocam nos braços de Nossa Mãe de Guadalupe, padroeira da América, todos os que foram chamados à casa do Pai.
0143. Prosseguimos na esperança! - A médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann (75 anos), fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, foi vitimada pelo terremoto do Haiti. Era irmã do cardeal-arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e tia do senador Flávio Arns (PSDB-PR), Dom Arns, ao saber da morte de sua irmã, disse que “ela morreu de uma maneira muito bonita por defender uma causa em que sempre acreditou". E rezou: "Que nosso Deus, em sua misericórdia, acolha no céu aqueles que na terra lutaram pelas crianças e os desamparados", completando que “não é hora de se perder a esperança”.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.