
Nº 0022 22/07/2010
0106. Evangelho de hoje (22-07-2010) - 1ª leit Ct 3, 1-4ª ou 2Cor 5,14-17; Sl 62; Jo 20, 1-2.11-18 - Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e João e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Olhou para dentro do túmulo. Viu dois anjos vestidos de branco que lhe perguntaram: “Por que choras?” E ela: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” E Maria: “Se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste e eu o irei buscar”. E Jesus disse: “Maria!” Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que Jesus lhe tinha dito. Que nosso coração seja capaz de “ver o Senhor” e o anunciar ao mundo com nossa vida!
0107. Missão além-fronteiras - Terça-feira (20) Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo de Santarém (PA) e presidente da comissão dos bispos para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) presidiu a Eucaristia na assembléia da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), que se realiza até hoje, quinta-feira (22), no Colégio Santo Antônio, em Brasília (DF). Dom Esmeraldo frisou em sua mensagem: “Abrindo nosso coração, vamos ver com os olhos de Jesus e escutar com os seus ouvidos o chamado de Jesus desde as periferias, o sertão do Nordeste, desde a Amazônia, Haiti, África, Ásia”. A seguir, conclamou os religiosos e religiosas a vencerem o medo para assumir a missão além-fronteiras: “Há três anos a assembléia da CRB proclamava: Diga a essa geração: Avance! De olhos fixos em Jesus, agora dizemos: avancemos para as periferias, para a Amazônia, para o sertão, para o Haiti, para a África... Não tenhamos medo do povo caboclo, indígena, negro quilombola. Não tenhamos medo dos rios, das aves, dos animais. Dificuldades existem, é verdade, e são muitas!”
0108. Irmã Márian Ambrosio reeleita Presidente da CRB Nacional - Terça-feira (20), Irmã Márian (63), da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que presidiu a Conferência dos Religiosos do Brasil de 2007 a 2010, foi reeleita Presidente com 349 votos, num total de 380.
0109. Orientando - Bolsas de estudos e salário utilidade - Com orientação enviada pela Dra. Tatiane M. Arikawa, da Táfer (empresa especializada, que presta assistência a entidades religiosas católicas), apresentamos brevemente o assunto: Além do pagamento em dinheiro, compreende-se como salário, para todos os efeitos legais, qualquer prestação in natura ou utilidade que o empregador, por força do contrato ou por costume, forneça habitualmente ao empregado. Em abril/2010, porém, o Tribunal Superior do Trabalho declarou que a educação fornecida ao empregado ou a seus dependentes não caracteriza salário-utilidade, pois decorre de um dever legal imposto ao empregador. O TST entendeu que, por ser obrigação legal, a educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, não possui natureza salarial nem se incorpora à remuneração para qualquer efeito.
Essa decisão é bastante benéfica às entidades, tendo em vista que muitas delas são obrigadas a conceder bolsas de estudos a filhos de professores ou funcionários por determinação da Convenção Coletiva de Trabalho. Para tais casos, não há a configuração do salário-utilidade, já que o custeio dessas bolsas de estudos é feito por obrigação de Convenção Coletiva. Mas é importante ressaltar que a bolsa de estudos deve ser concedida no exato limite da Convenção Coletiva. Se ultrapassa tal limite, pode-se considerar que o empregador concedeu um benefício trabalhista além do obrigatório e, tal excesso, poderá ser considerado como salário-utilidade, com todos os encargos decorrentes.
0110. Evangelho e leituras do dia - Iniciamos nossos boletins indicando sempre a leitura do Evangelho para a liturgia da celebração eucarística do dia. Recebemos, porém, vários pedidos de incluir também a indicação da primeira leitura e do salmo. Iniciamos hoje mais este serviço.
PADRE GERALDO RODRIGUES CSsR
http://www.aparecidadasaguas.com
vivencias@aparecidadasaguas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.