5 DE JULHO - SANTOS DO DIA
DEIXOU A MEDICINA PARA SER PADRE

Santo Antônio Maria Zacaria (1502-1539) era médico. Estava com 26 anos quando resolveu mudar o rumo da sua vida: seria padre para cuidar também das doenças da alma. Fundou a Ordem dos “Clérigos Regulares de São Paulo” ou Barnabitas, porque a casa central ficava junto à igreja de São Barnabé, em Milão.
Qual seria o carisma da Ordem nascente? Pregar Missões Populares, restaurar o fervor do clero e do laicato, e fomentar a devoção ao Santíssimo Sacramento. Atribui-se a ele a instituição das Quarenta Horas de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Logo depois fundou o ramo feminino da Ordem Barnabita: as “Irmãs Angélicas. Teriam como finalidade, preservar as meninas da sedução, sendo seus anjos da guarda.
Pregador incansável, preocupado em reformar os costumes, contribuiu eficazmente para o fortalecimento da Fé no seio das famílias, nos conventos e nas comunidades rurais e urbanas. Morreu aos 37 anos, nos braços da mãe viúva, na mesma casa onde nascera.
Oração
Senhor, a quem iremos? Somente Vós, Pão vivo que desceu do céu, podeis saciar nossa fome e nossa sede de paz. A exemplo de S. Antônio Maria Zacarias, queremos buscar em ti, na Eucaristia, o alimento que nos faz caminhar sem tropeço.
Queremos também ser o pão para nossos irmãos, especialmente para os mais carentes de carinho e de afeto.
Outros santos: Filomena, Agatão
São Guilherme
Guilherme de Hirsau (+1091) é pouco conhecido entre nós, mas muito venerado em outros países. Sua vida está enfeitada com muitas lendas. Foi entregue aos monges desde criança para ser educado por eles. Mais tarde foi eleito abade, substituindo seu antecessor que tinha sido omisso na manutenção da disciplina conventual. Com ele tudo mudou para melhor.
Notabilizou-se pela caridade com os pobres. Quantas vezes foi preciso multiplicar milagrosamente o pão a fim de alimentar os numerosos famintos que o procuravam. Chegou a dar-lhes suas próprias vestes.
Nas desagradáveis disputas entre o Papa e o imperador Henrique IV, Guilherme permaneceu firme ao lado da Igreja, pelo que teve de sofrer muito. Certa ocasião muitos monges foram refugiar-se no mosteiro. Mas o imperador mandou destruí-lo. Guilherme não se amedrontou. Reuniu todos e rezou com eles. Em dado momento armou-se no céu tremenda tempestade com trovões e raios, atingindo mortalmente os que vinham destruí-lo.
Oração: Se eu cair exausto no caminho - Perdoa-me, Senhor!
Se meu coração vacilar, diante da dor - Ajuda-me, Senhor!
Se me mostrar covarde diante da injustiça - Anima-me, Senhor!
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.